A equipe de Saúde da Caravana da Transformação esclarece que a vacinação contra influenza não interfere de maneira alguma nos resultados dos exames, procedimentos ou cirurgias realizadas no evento. Portanto, quem já se vacinou ou pretende se vacinar, deve seguir normalmente a agenda de consultas de acompanhamento ou procedimentos cirúrgicos, bem como medicação e cuidados pós-operatórios.
A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza teve início na última segunda-feira (23) e vai até 1º de julho. A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. Os grupos tidos como prioritários e de risco são os idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, mulheres com menos de 45 dias de paridas e adolescentes e adultos privados de liberdade.
“Desde o início da campanha de vacinação, fomos muito questionados sobre isso, principalmente pelos acompanhantes dos pacientes. Como os idosos são parte do público prioritário da vacina, eles ficam preocupados. Mas podemos garantir que a imunização não tem nenhuma influência nos procedimentos oftalmológicos. Os idosos podem e devem se vacinar normalmente”, reforça o médico oftalmologista da empresa 20/20, responsável pelos atendimentos na Caravana, Fernando Silva Moura.
13ª Caravana
A Caravana de Cuiabá segue até o dia 10 de maio, na Arena Pantanal. Neste sábado, dia 28 de abril, terminam às 16h os serviços de cidadania, como a emissão do RG, emissão/atualização do cartão SUS, emissão do cartão do idoso, carteira de reservista, carteira de pescador amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.
Já as cirurgias e atendimentos pós-operatórios continuam. O mutirão de cirurgias de catarata vai até o dia 10 de maio. As cirurgias de pterígio ocorrerão apenas na próxima terça-feira, dia 1º de maio. Já o procedimento de yag laser será realizado de 29 de abril a 5 de maio.
Nesta edição serão atendidos moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.