Por Carla Ninos | Foto: Reprodução
O mês de junho vai ter programação intensa de eventos para festejar o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data, marcada no calendário no dia 5 de junho, também terá programação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, com mesa redonda, fórum de debates, caminhada, panfletagem e uma “fritura” de Bolsonaro e equipe.
O Dia Internacional do Meio Ambiente foi instituído em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.
Em 2019, a China sediará a Conferência Internacional do Dia Internacional do Ambiente com o principal objetivo de combate à poluição, em uma iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no quadro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.
Aproximadamente 7 milhões de pessoas, em todo o mundo, morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, com cerca de 4 milhões dessas mortes ocorrendo na Ásia-Pacífico. O objetivo da conferência desse ano é incentivar os governos, a indústria, as comunidades e os indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes e melhorar a qualidade do ar nas cidades e regiões do mundo.
Confira a programação na UFMT:
8h. Mesa-Redonda – “Dimensões Ambientais”
Facilitador: Herman Oliveira
- Déborah Moreira – Pesquisadora do Gpea – Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte
- Inácio Werner – Centro Burnier de Fé e Justiça e membro do Fórum de Direitos Humanos e da Terra – FDHT
- Pedro – Grupo Carta de Belém
Museu Rondon, UFMT
11h. Antropofagia – “Fritura do Bolsonaro e equipe”
Facilitador: Armando Tafner
- Caminhada do Museu Rondon até o Restaurante Universitário (RU)
- Panfletagem na fila do RU
15h. – Fórum de debates socioambientais com os movimentos sociais
Facilitadora: Michele Sato
- Indígena: Crisanto
- Quilombola: Junia Trevisan
- Coletivo Negro: Coletivo negro
- MAB: Ana Júlia
- Migrante: Bárbara de Cuba
- LGBT: Carlinhos
Museu Rondon, UFMT