Trânsito: Cuiabá multa mais de 50 veículos por dia

0
152

Relatório da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) aponta que em pouco mais de 70 dias (01/01 à 12/03), 41.861 condutores foram multados em Cuiabá. Uma média de 581 motoristas são autuados todos os dias na Capital. A infração mais cometida é a dirigir em velocidade superior a máxima permitida, foram 22.580 multas.

De 1° de janeiro ao dia 12 de março foram registradas ainda 9.439 infrações por avanço ao sinal vermelho, 1.553 por estacionar em horário/local proibido. E ainda 1.076 por estacionar em passeio e 600 infrações pela não utilização do cinto de segurança.

Apesar dos números de multas serem altos, a Secretaria de Mobilidade ressalta a redução de 43% nas infrações comparando o mesmo período de 2017 e 2018. No ano passado de 1° de janeiro a 12 de março foram 73.398 infrações na Capital. Entre as multas mais aplicadas estão: 35.736 por transitar em velocidade superior a máxima permitida. Além de 12.509 por avanço de semáforo, 2.375 por estacionar em local/horário proibido, 2.888 por estacionar em passeio, 3.838 por deixar de usar o cinto de segurança.

Em todo o ano passado foram 370 mil multas foram aplicadas em Cuiabá, ou seja, uma média de mil infrações foram cometidas todos os dias na Capital. Foram 161.107 autuações por dirigir em alta velocidade, 67.345 por avançar em sinal vermelho, 13.128 por estacionar em passeio.

A Prefeitura de Cuiabá disponibilizou um canal de comunicação entre a população e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Por meio do novo aplicativo de denúncia, o Fiscalizap, os munícipes poderão interagir diretamente com a Semob.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, essas ferramentas são importantes meios de ajuda na prestação de serviço. “Hoje todo mundo tem um celular. Então, por meio do aplicativo, o munícipe poderá fazer a denúncia e nós vamos averiguar se a situação é regular ou irregular. Ele não vai ser um instrumento de multa, pelo contrário, vai servir para auxiliar a fiscalização. É como se fosse uma ouvidoria”, explica o Secretário.

O objetivo do Fiscalizap é fazer com que a população possa participar e ajudar a Semob a fiscalizar situações que incidam no trânsito com mais agilidade e eficiêcia. Para utilizar o aplicativo via Whatsapp basta adicionar o número (65) 99235-6950. Assim, o denunciante poderá ligar ou enviar mensagens que serão prontamente atendidas pelo Centro de Controle de Mobilidade Urbana (CCMOB) da Secretaria.

Inicialmente, os agentes na CCMOB vão identificar o condutor proprietário que estiver cometendo a irregularidade por meio da foto da placa do carro e também o local. Após a identificação os agentes ligam para esse condutor. Caso essa ligação não tenha êxito na retirada do veículo,um agente irá até o local para fazer a fiscalização. Caso não seja retirado o veículo de imediato, o agente poderá aplicar medidas administrativas e, até mesmo, providenciar a remoção veicular.

*Reportagem Aline Almeida Diário de Cuiabá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui