Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do cristianismo durante a Idade Média.
Por g1 MT
A tradicional Cavalhada será realizada neste domingo (26), em Poconé, a 104 km de Cuiabá. O evento em homenagem a São Benedito reúne anualmente milhares de festeiros de todo o país e ficou dois anos sem ser realizado por causa da pandemia da Covid-19.
Um dos mais populares folguedos de Mato Grosso, o evento será na arena do Clube Cidade Rosa, a partir das 8h.
Com patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a divertida manifestação popular, que conserva vestígios das lutas medievais, volta com força depois do período mais crítico da pandemia.
Em Mato Grosso, a Cavalhada tomou a forma de representação campal da lendária guerra de Tróia, confundida com as Cruzadas, lutas de caráter religioso, caracterizada pelas guerras entre mouros e cristãos.
Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e dez soldados.
A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz.
Já a dança dos Mascarados de Poconé faz parte dos folguedos da Cavalhada desde o século 18 e presta homenagens ao Senhor Divino, São Benedito e outros santos das tradicionais festas religiosas.