A busca por um sistema educacional inclusivo tem impulsionado a descoberta de caminhos e práticas que concretizem o ideal de igualdade de acesso, permanência e aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, a Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Educação constituiu uma Equipe Multidisciplinar que junto a outros programas está atuando em um trabalho pedagógico com crianças e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais no espaço escolar.
Com o objetivo de articular junto a rede municipal de ensino, Conselhos Tutelares, unidades de saúde, órgãos do Judiciário e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a equipe desenvolveu uma metodologia para assessorar as unidades educacionais em relação a identificação, notificação, orientação e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de maus tratos, violência interpessoal e autoprovocada.
Com dois meses de trabalho a equipe formada por sete profissionais, sendo pedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, e psicólogos percorreu 14 unidades educacionais, incluindo unidades de creches, CMEI e escolas municipais do campo, para a realização de 40 atendimentos.
Para a atuação eficaz os profissionais foram qualificados e participaram de diversos cursos de formação que os possibilitaram uma compreensão mais aprofundada em relação aos principais atendimentos prestados pela equipe ligados a vulnerabilidade social, desequilíbrios psiquiátricos, entre outros transtornos.
De acordo com a coordenadora da equipe, Vânia Joceli Araújo, a escola é um dos recursos fundamentais para identificação dos sinais de violência e muitas vezes o lugar mais próximo de revelação, especialmente, quando a violência acontece no seio familiar.
“O atendimento da nossa equipe é pedagógico, fazemos o trabalho orientativo com a equipe gestora, com as famílias e dependendo do caso com os adolescentes. Com novas competências para reconhecer os sinais possíveis de violência atuamos na proteção das crianças e adolescentes”, afirmou Vânia.
Considerando os indicadores de acesso, permanência e progresso dos alunos a equipe tem adotado uma temática e caminha no sentido de divulgar as ações de protocolo de atendimento as unidades educacionais, levantamento das situações dentro das unidades, realização de oficina nas unidades para encontro e diálogo com profissionais: apresentação e sensibilização sobre a equipe e o fluxo inter setorial com entrega de cartilha e levantamento de demandas.
Segundo a coordenadora, muitas vezes as unidades não tem condições necessárias para fazer os encaminhamentos necessários e com essa premissa a equipe multidisciplinar tem a finalidade única de facilitar o trabalho preventivo e minimizar os relatos e casos suspeitos que podem interferir no desenvolvimento psicossocial da criança e adolescente.
O desafio para este ano, segundo a coordenadora, é ampliar e divulgar os atendimentos nas unidades, lutando continuamente para que violência perpetrada contras esses menores saia da invisibilidade.