Só de pensar na realização da prova mais importante para estudantes que buscam o ingresso em instituições de ensino superior no País, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos alunos enfrentam um inimigo chamado – ansiedade, devido a grande expectativa criada.Com o objetivo de ajudar com a tensão antes do Enem, a Escola Adventista em Mato Grosso elaborou um projeto estipulado em “aulão” para ajudar emocionalmente os alunos que irão realizar a prova neste domingo (10).
A medida serve para aliviar a tensão pré-prova dos candidatos, as atividades desenvolvidas abordam quais os gatilhos que podem ser amenizados em casos de ansiedade e como evitá-los. O projeto foi aplicado na quinta-feira passada (31), durante a primeira fase do certame.
“Sempre antes do Enem, tem uma programação, estipulada em ‘aulão final’, mas também o motivacional, uma mensagem de apoio. Enviamos para os alunos mensagens dos pais em forma de carta, tentando aliviar a tensão em forma de amor e carinho”, diz o Pastor Wanderson Almeida, da unidade Adventista, localizada no bairro Centro América, em Cuiabá.
Edvaldo Cleber Júnior de 17 anos, pela primeira vez realizou a prova do Enem, a ansiedade estava grande, e na hora que começou a sentir que isso poderia lhe prejudicar, começou a praticar as técnicas ensinadas no “aulão”.
“Fiquei nervoso, foi me dando um branco, daí respirei com calma e contei até 10, desta forma fui me tranquilizando”, revela o estudante da unidade que pretende cursar engenharia civil.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada para avaliar a qualidade do ensino médio, o seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas e privadas, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Da Redação, com informação da Assessoria
Foto: Assessoria