Sistema Aplic de prestação de contas ao TCE-MT será simplificado

0
188

As novidades para 2019 do Sistema Aplic – utilizado pelos fiscalizados para prestarem informações ao Tribunal de Contas de Mato Grosso – foram apresentadas aos gestores e servidores estaduais e municipais durante a Oficina ‘Prestação de Contas via Sistema Aplic’, do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz. Entre elas, mudanças que devem simplificar e desburocratizar ainda mais a prestação de contas.

A oficina foi realizada na tarde de quinta-feira, 21/03, em duas salas, que dividiram o público-alvo em servidores do Estado e dos 26 municípios que participam do ciclo de capacitação do polo Cuiabá. Isso porque municípios e órgãos estaduais prestam informações diferentes e específicas ao Tribunal de Contas. O público-alvo da capacitação são servidores e prestadores de serviço responsáveis pelo envio de informações pelo Sistema Aplic; servidores do setor de aquisições; contadores e controladores internos.

A capacitação foi promovida pela secretária de Gerenciamento de Sistemas Técnicos, Lisandra Ishizuka Hardy Barros, e pelo auditor público externo Francisco Evaldo Ferreira Leal. De acordo com Lizandra, o objetivo da oficina foi abranger o Aplic em linhas gerais, para atingir inclusive a pessoa que não sabe o que é o sistema e para o que ele serve até informações mais profundas do sistema. “Explicamos o que é, como transmite, para que serve, onde é utilizado, o que acontece com essa prestação de contas quando chega ao Tribunal, entre outros assuntos”, disse Lizandra.

Além de oferecer a capacitação, Lizandra destacou que a equipe esteve disponível para dirimir as dúvidas apresentadas pelos participantes, que se dividiram entre operacionais e em relação às normas.

 

 

Credito: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui