A direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) agendou para sexta-feira (9), uma nova assembleia geral. Desta vez para avaliar a última proposta apresentada pelo governador Mauro Mendes (DEM), e definir sobre colocar fim à greve geral da categoria que completa nesta quarta-feira (7), 72 dias.
O encontro será às 14h, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Avenida do CPA, em Cuiabá. A realização da assembleia foi decidida na terça-feira (6), após o governo protocolar a proposta na sede do Sintep.
Em nota, o sindicato disse que o documento foi encaminhado às subsedes pra avaliações e considerações e, claro, para futuros posicionamentos.
No documento, Mauro afirma que todo espaço fiscal aberto, não ultrapassando o limite de gastos com pessoal no patamar de 49% da receita corrente líquida (RCL), no exercício de 2020, será usado para concessão da Revisão Geral Anual (RGA) e dos aumentos remuneratório já concedidos por lei.
O ex-presidente e atual secretário do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, disse que a proposta apresentada pelo governador não atende alguns pontos reivindicados pela categoria como o chamamento dos aprovados do último concurso público da Educação.
Continuidade
Na última segunda-feira (5), os profissionais realizaram uma assembleia onde deliberaram pela continuidade da paralisação que iniciou no dia 27 de maio.
Em julho, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Maria Erotides Kneip, declarou abusividade do movimento grevista e determinou o retorno dos servidores em três dias, sob pena de multa diária de R$ 150 mil ao sindicato.
Na decisão, a desembargadora ainda determinou que no prazo de 15 dias, o Sintep deverá apresentar um calendário de reposição de aula. Ela também manteve a proposta ofertada pelo Estado, por ocasião de audiência conciliação, nos sentido de pagar os dias descontados daqueles profissionais que aderiram ao movimento.
Veja a nota do Sintep na íntegra:
A direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) comunica que após o protocolo da resposta-proposta (Ofício n.º 093/2019 – GG) do governo, à cobrança dos profissionais da educação para cumprimento da Lei 510/2013, ontem (06.08), foi marcada a Assembleia Geral. A plenária será dia 9 de agosto (sexta-feira), às 14 horas, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Político Administrativo.
A deliberação definirá o rumo da greve e será sucedida pela realização do conselho de representantes que ocorrerá no período da manhã, às 9 horas, da sexta-feira.
O Sintep/MT Informa, ainda, que o documento foi encaminhado às subsedes, de imediato, para as devidas avaliações e considerações de encaminhamentos nas assembleias locais.
Fonte: O Bom da Noticia Foto: Reprodução