Simpósio vai discutir as orientações e critérios na aquisição de produtos da agricultura familiar

0
118

Da redação (com informações da assessoria)

 

 

 

A conexão entre a alimentação escolar e a agricultura familiar é tema de um simpósio que será realizado nesta quinta-feira (25), das 08h às 12h, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo do evento, realizado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), é fortalecer o trabalho conjunto entre os atores sociais envolvidos no processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

Durante o simpósio, que terá a participação de agricultores, associações e cooperativas de agricultores familiares e profissionais da Educação serão abordadas as diretrizes estabelecidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os critérios que devem ser observados para o fornecimento de produtos para a alimentação escolar. O evento terá carga horária de 4 horas.

A coordenadora de Nutrição Escolar da SME, Ana Domingas da Conceição Silva explicou que a conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar é fundamental e está estabelecida no Programa Nacional de Alimentação Escolar que prevê o apoio ao desenvolvimento sustentável e ao emprego da alimentação saudável e adequada. “Essa conexão permite o uso de alimentos variados, frescos, seguros, que respeitam a cultura alimentar e que promovem o desenvolvimento econômico regional para o agricultor familiar, sendo um canal importante de comercialização e geração de renda com regularidade para eles e para os escolares, a garantia de alimentos e hábitos saudáveis”, destacou Ana Domingas.

Segundo a Resolução do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CD/FNDE) nº 26, de 17 de junho de 2013 (atualizada pela Resolução CD/FNDE nº 04, de 2 de abril de 2015), normativa que trata do atendimento da alimentação aos escolares da educação básica no âmbito do PNAE, é obrigatória a aquisição de gêneros alimentícios, no limite mínimo de 30%, oriundos da agricultura familiar e a necessidade de procedimentos que garantam a qualidade sanitária dos alimentos em toda a cadeia produtiva.

SERVIÇO

Simpósio –  A conexão entre a alimentação escolar e a agricultura familiar

Data: quinta-feira, 25 de abril

Hora: 08h às 12h

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui