Com o isolamento social, um dos setores que mais teve impacto direto
foi o de eventos. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas
de Eventos (Abeoc Brasil), 98% das empresas foram impactadas com a
crise, tendo uma média de 12 eventos cancelados e sete remarcados.
Neste cenário, alternativas foram encontradas para que alguns
acontecimentos tivessem continuidade, como lives no Youtube feitas por
cantores no mundo inteiro. Isso mostrou que os shows podem ser feitos
diretamente de suas casas, alcançando e arrecadando milhões em
doações. O universo acadêmico se adequou para promover aulas on-line,
gravadas e ao vivo, permitindo aos alunos o andamento de seu semestre
letivo e a continuidade dos estudos. Os eventos corporativos e
acadêmicos passam a se reinventar neste ambiente on-line, por meio de
lives, videochamadas e conteúdos gravados e escritos.
Segundo Flávia Roberta Fernandes, professora tutora do curso de
Assessoria Executiva Digital do Centro Universitário Internacional
Uninter, para que estes eventos mantenham qualidade e atratividade ao
público, fatores como a qualidade da transmissão e etiqueta virtual
devem ser levados em consideração.
1 Selecione uma plataforma que permita a transmissão ao vivo e
a interação dos participantes via chat, já que isso gera proximidade.
Lembre-se de, ao longo da transmissão, incentivar os participantes
para que interajam.
2 A conexão com a internet, tanto dos palestrantes quanto do
público deve ser estável, para que não haja cortes e interrupções (se
possível, opte por uma conexão via cabo e não wifi).
3 O microfone e a webcam devem estar configurados para a
recuperação do som e imagem. Cuidado com os ruídos e tente um bom
ângulo.
4 A iluminação do ambiente deve ser equilibrada, nem clara ou
escura demais, porque reflete diretamente nesta recuperação da imagem.
Cuidado redobrado com as transmissões que começam no fim da tarde,
pois a alteração de luz pode atrapalhar. Adapte sua iluminação ao
horário escolhido do dia.
No que diz respeito à etiqueta virtual, Rafaela Aparecida de Almeida,
professora tutora do curso de Secretariado da Uninter, ressalta outros
cuidados:
5 Caso não tenha um escritório em casa, reserve um espaço para
realizar a transmissão. Evite locais onde poderá ser interrompido, que
tenha interferências sonoras externas, quarto de dormir ou dos filhos.
Lembre-se de evitar a exposição de sua vida pessoal. Embora as lives
sejam informais, é preciso ter cautela.
6 Cuidado com a aparência. Não é porque estamos em home office,
que devemos descuidar da imagem. Para homens, cabelo penteado, barba
feita e uma roupa adequada. Para mulheres, cabelo penteado, roupas
discretas, maquiagem compatível.
7 Postura diante da câmera. Escolha um local confortável,
evitando movimentos bruscos, risadas altas ou comentários inoportunos
e escolha o melhor enquadramento, se possível mais fechado mostrando
mais o participante que o ambiente ao seu redor.
Para as professoras e especialistas da Uninter, o momento exige uma
adaptação no modo de se trabalhar a organização de um evento, seja ele
empresarial, acadêmico ou artístico. “Mas o que parece ser uma solução
pontual e momentânea para reuniões de todos os tipos e a troca de
ideias entre estes grupos, pode ser também uma prática que permaneça
nos próximos anos e modifique muitos de nossos encontros”.