Da redação (com informações da assessoria)
Nesta terça (23), Hélio Flanders, vocalista da Banda Vanguart abre da Semana de Leitura e Literatura, no Sesc Arsenal, a partir das 20h. A programação segue até dia 28, levando espetáculos para escolas e torna as unidades Arsenal e Rondonópolis em palcos para encontros de saberes. Com oficinas, shows, palestras e debates, a programação é gratuita e para toda a família.
Para encantar o público infantil, a arte de contar histórias pretende despertar a imaginação das crianças, revelando as emoções e expectativas a cada história e vivências reveladas.
Dentre os convidados para fazer parte do evento está Vinícius Rangel, que convida a plateia criar junto com ele a sua história, transformando os participantes em coautores de uma forma divertida.
Nildeth Castro, Theatro Fúria, Lili Flor & Paulo Pixu, Alicce de Oliveira, Maurício Ricardo e Mãos de Fada comandam uma minimaratona literária, com surpresas e trocas de estilos.
Outro momento especial será o “Espetáculo Dos Bebês – Acalantos Para Cantar”, que promove um encontro afetivo entre pais, bebês e artistas. É uma vivência musical, poética, um momento marcante para a primeira infância.
Já para compor a equipe e mediar às oficinas, o Sesc chamou William Oliveira, para compartilhar as técnicas de Stop Motion e Animação, criando histórias e personagens, Juliana Graziela também está na lista, por isso, convida os curiosos para construir histórias com surpresas científicas, se admirando com os caminhos tomados.
Apresentando a poesia de diferentes maneiras, Luís Renato aborda a encenação, construção de personalidade e acesso, com a prática da contação de histórias em libras.
A Semana tem o intuito de levar acesso à literatura, facilitando o contato com livros e leitura para diferentes públicos, oportunizando a formação de leitores, desenvolvendo a crítica e reflexão por meio de palestras, cursos, como também espetáculos literários.
SESC LEVA LITERATURA PARA AS ESCOLAS
As ações nas escolas acontecem paralelas a programação no Sesc Arsenal e Sesc Rondonópolis, a partir de agendamentos realizados entras as instituições e o Sesc Mato Grosso, e busca incentivar o debate entre os estudantes. Como, por exemplo, o “Vamos Falar de Poesia” com Caio Augusto Ribeiro. Neste espaço, o jovem escritor cuiabano compartilha suas experiências no universo dos livros, caminhando pelos processos de publicação e etapas práticas da realização de uma obra.
As contações de histórias também estão no cronograma para o público escolar, sempre no turno matutino.