Cuiabá sediará no dia 03 de maio de 2018 o 1º Seminário Mato-grossense de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho. O evento está sendo organizado pelo Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), por meio da Coordenação de Saúde do Trabalhador, e tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT-MT).
O evento ocorrerá das 8h às 18h, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), e tem como público-alvo profissionais da rede de atenção em saúde mental, profissionais dos Cerests Regionais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sindicatos e profissionais de órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTb/MT) e MPT-MT.
As inscrições deverão ser encaminhadas para o e mail: [email protected]. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (65) 3322-6177.
De acordo com o 1º Boletim Quadrimestral sobre benefícios por incapacidade de 2017, divulgada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, no Brasil os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira causa de incapacidade para o trabalho, com 668.927 casos. Também somaram cerca de 9% do total de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez concedidas entre os anos de 2012 e 2016.
Em Mato Grosso, segundo o coordenador de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES/MT, Paulo Lima da Silva Filho, a subnotificação é um fator limitante para o desenvolvimento de ações que minimizem essa situação. A última informação é de que entre o período de 2008 a 2016 foram registradas apenas 24 notificações. “Estudos demonstram ainda que foram concedidos somente 8% de auxílios-doença relacionados ao trabalho”, pontua Lima.
Durante o seminário serão discutidos os transtornos mentais relacionados ao trabalho bem como a complexa articulação da organização do trabalho, a exemplo da divisão e parcelamento das tarefas, as políticas de gerenciamento das pessoas, assédio moral no trabalho e a estrutura hierárquica organizacional.
“Situação cada vez mais presente na vida da população brasileira, porém há dificuldade de identificar o nexo causal entre a doença e o trabalho”, observa o coordenador, considerando o evento mais um instrumento de fortalecimento da vigilância a saúde do trabalhador.
Programação:
8h: Abertura
9h:Transtornos mentais relacionados ao trabalho (Depressão/ Burnout/Estresse/Álcool e Drogas)
Palestrante: Dr. Carlos Renato de Lima Periotto – Presidente da Associação Mato-grossense de Psiquiatria
9h30: A Vigilância dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no Estado de Mato Grosso
Palestrante: Paulo Lima – Coordenadoria de Saúde do Trabalhador
10h15: Vigilância em Saúde Mental relacionado ao trabalhado: Desafios e Perspectivas para os Serviços de Saúde
Palestrante: Prof. Dr. Luís Henrique da Costa Leão – UFMT
10h45: Saúde mental na rede de atenção – Desafios e Perspectivas
Palestrante: Soraya Miter Simon – Rede de Atenção à saúde Mental
13h30: Trabalho em situações análogas à escravidão e os impactos na saúde mental do trabalhador
Palestrante: Daniel Cavalcante Magalhães – Ministério do Trabalho
14h: Os desafios do “nexo causal” dos transtornos mentais relacionados ao trabalho
Palestrante: Dra. Marina Azem – Médica do Trabalho
14h30: Impactos causados pelos afastamentos por transtornos mentais no serviço privado
Palestrante: Dra. Valéria da Corte Rossi Farias – Médica do Trabalho
15h15: Impactos causados pelos afastamentos por transtornos mentais no serviço público estadual
Palestrante: Wilma Novaes Teixeira de Oliveira – Coordenadoria de Saúde e Segurança no Trabalho/Seges
15h45: As relações trabalhistas e o adoecimento mental no trabalho
Palestrante: Douglas Vasconcelos – Procurador do Trabalho (MPT-MT)