Seduc leva reflexão às escolas no dia internacional contra a discriminação racial

0
156
Junior Silgueiro/Seduc MT

Uma equipe da Coordenadoria de Diversidade Educacional da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) visitou duas escolas da rede estadual de ensino, no município de Várzea Grande, nesta quarta-feira (20).

 

Conforme os educadores, o foco é a aplicação da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. E

 

Receberam a visita os estudantes e professores das Escolas Estaduais Dante Martins de Oliveira, no Residencial José Carlos Guimarães, e Jaime Veríssimo Campos Júnior, no Jardim Imperial. Durante toda a semana, são várias escolas percorridas.

 

De acordo com os técnicos, foi um momento de monitoramento e acompanhamento. Também apresentaram aos professores proposta de uma formação para os educadores que trabalham com a temática.

 

“Embora a coordenadoria não trabalhe com datas comemorativas, como o caso do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, comemorado no dia 20 de março, mas a data é propícia para reflexão, para desenvolver atividades críticas, reflexivas que acabam vindo ao encontro da lei (10.639)”, destaca o coordenador de Diversidade, Ademilson Mário de Assunção.

 

Ele lembra que é preciso mudar o estereótipo em nossa cultura, que é impregnada do preconceito, através de piadinhas, hoje representadas pelos memes e ditados populares, uma forma velada e escancarada de discriminação.

 

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, ressalta que no caso da diversidade, a rede estadual de ensino atua de forma dinâmica, trabalhando com um projeto interdisciplinar durante todo o ano letivo.

Fonte:Seduc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui