Ação visa despertar a conscientização dos servidores sobre a prevenção de doenças crônicas
O Programa Saúde na Educação, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) será lançado nesta sexta-feira (25) no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). A ação visa despertar nos servidores a importância dos cuidados e prevenção às doenças crônicas, como a diabetes, câncer e a hipertensão.
De acordo com o secretário adjunto de Política de Pessoal da Educação, Édiulen Jesus de Arruda Leite, o programa é uma ação complementar do Núcleo de Qualidade de Vida, já implementado no município, que agora ganha uma nova frente de atuação.
“Estamos fazendo uma gestão continuada, na qual os trabalhos e ações para a valorização dos profissionais são um de nossos objetivos. Já avançamos com o Qualidade de Vida e agora vamos complementar as ações com esse novo programa”, explica.
Diagnóstico
Conforme o secretário, o programa vai além da tradicional abordagem sobre o assunto, permitindo uma ação mais atuante junto aos profissionais de saúde.
“Vamos propor, por meio de questionários dirigidos, uma abordagem diagnóstica, levantando dados para o desenvolvimento de um trabalho dirigido aos servidores”.
Por meio do endereço eletrônico http://saudenaeducacao.seduc.mt.gov.br/, o servidor poderá fazer o encaminhamento, que será todo online, preenchendo os questionários para o diagnóstico das principais doenças crônicas prevalentes na população brasileira.
Na abordagem inicial, os servidores serão direcionados ao questionário de risco para evolução de diabetes.
“Um dos parceiros no programa é o médico Rogério Leite, que já vinha atuando em conjunto com a Seduc orientando homens e mulheres sobre os cuidados e prevenção ao câncer”, lembrou o secretário.