A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa entregou hoje (14) os recursos arrecadados no quarto bazar solidário do ano de 2017, realizado no último dia 7 de dezembro no foyer do teatro do cerrado Zulmira Canavarros. Foram beneficiadas as instituições Acolhe (Associação de Amigos no Combate ao Câncer), obras sociais Rafael Verlangieri, Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, além de pacientes sequelados pela hanseníase e atendidos pelo setor de dermatologia do Centro de Estadual de Alta e Média Complexidade. Também foram entregues hoje 500 quilos de alimentos para a Associação das Mulheres Solidárias Joana D’arc com sede no bairro Ouro Fino, região da grande CPA, na capital.
A presidente da honra da Sala, Sônia Meira Botelho disse estar feliz com o resultado do trabalho. “Esse foi o quarto bazar de 2017, e estou feliz, este ano estávamos aprendendo e mesmo assim, em todas as vezes atingimos nossas metas. Estamos fazendo nossa parte de todo coração e pudemos atender várias instituições, como a Santa Casa o Rafael Verlangiere, o pessoal da secretaria de saúde, e é muito bom. Estamos fazendo nossa parte e contamos com a população para continuar em 2018. Cada um tem condições de ajudar, basta querer, vamos trabalhar com mais empenho em 2018”, disse.
Foram beneficiadas com a arrecadação do bazar as instituições Acolhe (Associação de Amigos no Combate ao Câncer) com R$ 4.836,00 e a obras sociais Rafael Verlangieri também com R$ 4.836,00, além da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá que trouxe suas peças de roupas e as vendeu diretamente, já havendo, portanto recebido o recurso. A Acolhe é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2008 por um grupo de pessoas engajadas em levar apoio, alimentação enteral e suplementação alimentar oral, de forma gratuita, aos parceiros adultos oncológicos carentes pós tratamento no Hospital de Câncer de Mato Grosso. A Rafael Verlangieri, fundada em abril de 2005,atua na região dos bairros Renascer e pedregal, para ofertar novas oportunidades para famílias em estado de vulnerabilidade social.
Hoje também foi entregue matéria prima, também comprada com recurso oriundo do bazar, para a confecção de palmilhas ortopédicas para pacientes sequelados pela hanseníase e atendidos pelo setor de dermatologia do Centro de Estadual de Alta e Média Complexidade. A técnica do centro de dermatologia, Amanda Duroure, informou que o material recebido hoje vai possibilitar a reativação da oficina de ortopedia do centro que estava parada a quase um ano, por falta de matéria prima. Ainda segundo ela, “ essa a doação feita pela Sala da Mulher vai suprir as necessidade dos cerca de 300 pacientes atendidos pelo centro, durante um ano.
Já Jones Martins da Obra Rafael Verlangieri avaliou: “sem parcerias como essa da Sala da Mulher, nós não sobreviveríamos. Este recurso vai dá para programar as atividades de início de ano e vai trazer alívio para os voluntários e esperança para as crianças e jovens atendidos”. Essa instituições atende cerca de 75 crianças e jovens e 25 mães chefes de famílias. A Associação das Mulheres Solidárias Joana D’arc mantém sopão que atende a comunidade mais carente. Ao todo 13 sopões são servidos semanalmente na região no grande CPA, segundo a presidente Pedrina Maria de Santana.
A coordenadora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira lembrou que as instituições beneficiadas hoje, como ao longo de todo o ano de 2017, são sérias e prestam um grande serviço à sociedade mato-grossense. Para 2018, Daniella afirma que “a Sala vai abrir ainda mais o coração e as portas em 2018 e conta com a comunidade e com a classe artística para continuar levando essa ajuda para tantas instituições”. Em 2017 a parceria da Sala da Mulher, teatro Zulmira Canavarros, classe artística e a população que prestigiou os eventos e doou alimentos levou cerca de 30 toneladas de alimentos, além de oficinas, cursos, medicamentos, fraudas geriátricas e sondas para pessoas que realmente necessitam.
Por assessoria