O primeiro fim de semana do Rock in Rio 2019 acabou neste domingo (29) com os últimos versos sendo cantados por Bon Jovi na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio. Entre acertos e erros, o resultado geral foi positivo, com boas apresentações de Foo Fighters e bandas brasileiras roubando a cena.
Veja abaixo o que deu certo e o que deu errado nesta primeira parte do festival:
Deu certo
Parcerias bem pensadas
CPM 22 e Raimundos cantam juntos “Dias Atrás” no Rock in Rio
Ao longo dos três dias, o palco Sunset foi o lugar para muitas parcerias entre artistas dos mais variados estilos. Poucas foram totalmente bem-sucedidas, mas aquelas que foram, roubaram a cena. Apresentações como a de CPM 22+Raimundos ou de Iza & Alcione foram além da simples adição de um novo elemento a shows já montados, com artistas mostrando que realmente haviam ensaiado e aprendido uns com os outros.
Júnior Bass Groovador
Tenacious D toca com baixista brasileiro Júnior Bass Groovador no Rock in Rio
O baixista potiguar de forró foi o ponto alto do show do Tenacious D, duo liderado pelo comediante Jack Black. Convocado pelo ator após ser a estrela de um vídeo que viralizou, Júnior subiu ao palco Mundo para uma bela versão de “Smells like a teen spirit” com a dupla Jack Black e Kyle Gass. Com isso, provou que o olhar atento de um artista pode ser até melhor que a curadoria de um festival.
Foo Fighters
Foo Fighters toca “Learn to Fly” no Rock in Rio
É difícil errar ao chamar a banda liderada por Dave Grohl. O antigo baterista fez mais um show já testado e aprovado no Brasil, com direito a sucessos da carreira, muita simpatia, covers e referências a outros grandes momentos da história do festival, como a apresentação lendária do Queen em 1985.
Rock nostálgico
Detonautas e Pavilhão 9 provocam público do Rock in Rio com “sertanejo”
O Foo Fighters também foi um bom exemplo do clima de rock nostálgico deste sábado (28). Aliás, os americanos quase perderam o protagonismo para uma série de shows que mexeram com as memórias dos roqueiros brasileiros que cresceram nos anos 1990 e 2000, como Detonautas e Pavilhão 9, Charlie Brown Jr., Titãs e seus convidados e os já citados CPM 22+Raimundos.
Deu errado
Drake
Drake no Rock in Rio 2019 — Foto: Reprodução/Instagram/Drake
Não que o show em si tenha sido ruim. A apresentação do rapper até agradou quem esteve no festival na sexta-feira (27). Mas infelizmente a relação do canadense com os brasileiros sai estremecida após uma chegada fria ao país, problemas de iluminação no palco e o cancelamento da transmissão ao vivo do evento pouco antes do início da apresentação, causando mal-estar nos bastidores e reclamações dos fãs.
Goo Goo Dolls
Goo Goo Dolls encerram show no Rock in Rio com “Iris”
Apesar do material fresco de quem soltou um disco há menos de um mês, para o público que aguardava pelo show do Bon Jovi, neste domingo, o Goo Goo Dolls ainda é a banda de um só hit: “Iris”. A trilha sonora de “Cidade dos anjos” (1998) foi deixada para o final da apresentação e empolgou, mas o show em si não animou a galera – ainda mais depois do carnaval promovido por Ivete Sangalo.
Brasileiros menos prestigiados
Ivete Sangalo agita o público com funk no Rock in Rio
O show de Ivete também foi um bom exemplo de como alguns brasileiros mereciam horários mais nobres na programação. A cantora poderia ter se apresentado depois do Goo Goo Dolls. Assim como CPM 22+Raimundos se encaixaria muito bem após o show de Tenacious D – pelo menos de acordo com a reação dos públicos.
BRTs cheios e viagens longas
Fãs de Drake reclamam de sufoco na entrada de ônibus do Rock in Rio
Para chegar ao festival, fãs enfrentaram viagens de pelo menos 1 hora e 40 minutos, protestos e aperto em ônibus do BRT.
Filas e lixo
Muito lixo no chão após shows do palco Sunset — Foto: Jorge Soares/G1
Pilhas de lixo podiam ser vistas em vários lugares da Cidade do Rock ao longo da noite. Especialmente no primeiro dia. Inclusive perto de lixeiras, como era o caso do Palco Sunset. Também chamavam a atenção as extensas filas, principalmente em lanchonetes e restaurantes, após os shows do Palco Mundo.