O Hospital e Pronto Socorro passa a utilizar exames de raio X digital em suas rotinas de trabalho. A inovação foi implantada no Hospital Municipal e na Upa do Ipase.O novo aparelho integra o Complexo, com radiografias convencionais sendo progressivamente substituídas pelas digitais.
Graças ao equipamento, a imagem radiografada de estruturas internas do corpo é imediatamente gerada no computador e pode ser rapidamente encaminhada para o profissional que a requisitou, conferindo mais agilidade e eficiência nos serviços prestados, dando a equipe médica precisão nos diagnósticos médicos.
Com isso, será possível dobrar a capacidade de radiografias feitas mantendo o mesmo quadro de funcionários: Para que a iniciativa pudesse ser implementada, foi feito um investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, onde a secretaria Municipal de Saúde adquiriu três novos aparelhos de última geração, já que o raio-x é de alta tecnologia, e pode ser utilizado tanto fixo como móvel.
O secretário municipal de Saúde Diógenes Marcondes destaca que os aparelhos tanto da Upa do Ipase quanto do Pronto Socorro estão conectados, interligados no Sistema, o que facilita a visualização dos exames.
“O equipamento agiliza o atendimento aos usuários e o trabalho de médicos e técnicos. O paciente vem, faz a radiografia e nem precisa esperar que ela fique pronta, pois, depois de gerada, a imagem já é enviada diretamente para o medico que requisitou. Além de conferir mais rapidez no atendimento, a utilização do exame digital também diminui a exposição aos raios-X aos quais são submetidos, em algum grau, pacientes e profissionais, uma vez que a radiografia gerada pelo sistema digital possibilita o tratamento da imagem e reduz a necessidade de repetição do exame em uma mesma área. O Sistema está integrado com os consultórios médicos e box de emergência”, explica o secretário.
O Diretor do Hospital e Pronto Socorro ,Ney Provenzano destaca ainda o aumento da precisão dos diagnósticos médicos proporcionados pela utilização do exame digital: “O principal benefício de uma radiografia digital é o fato do médico poder trabalhar em possíveis deficiências apresentadas na imagem: se ela está mais escura, ele pode clareá-la, também pode ampliar essa imagem e tudo isso confere mais possibilidades de alcançar um diagnóstico correto.Vamos manter nosso compromisso em realizar uma saúde de qualidade para aqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS. A aquisição dos equipamentos que estão entre os mais modernos na atualidade, nos permite avançar no atendimento humanizado e de qualidade”, afiançou o diretor.
Outra vantagem em adquirir estes novos aparelhos de Raio-X , segundo ainda o secretário Diógenes Marcondes é quanto aos custos de manutenção e reposição de peças que terão uma queda entre 30% até 45%, sem contar que os novos aparelhos vêm com cláusula de garantia e de manutenção, enquanto os atuais aparelhos muitas vezes precisam ser mandados para São Paulo para o conserto.“Temos um volume alto de exames que realizamos mensalmente. Queremos e vamos atender bem a população, com o emprego de novas tecnologias na Rede SUS de Várzea Grande”, observou Marcondes.
*assessoria