Os filhotes tem apenas uma semana de vida e ainda estão bem frágeis. Eles contam com a proteção e alimentação fornecida pelos pais.
Por Fabíola Gomes, TV Centro América
Quatro filhotes de tuiuiú foram avistados no alto de um tronco de árvore seco no Pantanal Mato-grossense, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. Considerado um evento raro por especialista da área, os filhotes costumam ser vistos a partir de torres de observação.
Desta vez, porém, a equipe de reportagem da TV Centro América flagrou o momento inédito.
Construído no alto de um tronco seco de quase 12 metros, o casal de tuiuiús leva alimento e proteção aos recém-nascidos. São quatro filhotes com apenas uma semana de vida, o que ainda deixa eles em situação de fragilidade e dependência dos pais.
Segundo o biólogo especialista em aves, Dalci de Oliveira, o ninho possui uma engenharia própria para dar segurança e conforto à família que acabou de aumentar.
“Os ninhos são usados por muitos anos, que passam por pequenas reformas antes de uma nova postura dos ovos. O período reprodutivo dos tuiuiús é de maio a dezembro, contando desde o acasalamento até que os filhos deixem o ninho”, explicou.
O casal compartilha os cuidados com os filhotes e divide as responsabilidades de maneira igual, a fim de garantir a saúde e bem-estar dos bebês.
“Os tuiuiús são um símbolo do Pantanal e de Mato Grosso. Essas aves se reproduzem solitariamente e em árvores de cinco a 20 metros de altura”, contou.