As apreensões são resultado de ações integradas entre a Polícia Federal e Polícia Civil através da Delegacia de Fronteia (Defron).
Nos primeiros quatro meses deste ano o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu 1,816 toneladas de entorpecentes, registrou 108 ocorrências e cumpriu 22 mandados de prisão na região de fronteira do Estado.
O grupamento ainda tirou de circulação 2.450 quilos de produtos contrabandeados e recuperou 76 veículos. Duas aeronaves usadas por criminosos para o tráfico de entorpecentes também fazem parte das apreensões, além de 21 armas, 305 munições de diversos calibres, US$ 3.395 e R$ 221.744 em espécie.
Para o comandante do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo, as apreensões são resultado de ações integradas entre a Polícia Federal e Polícia Civil através da Delegacia de Fronteia (Defron). “Essa parceria das demais forças de segurança com o núcleo de inteligência do Gefron somado ao patrulhamento diário da unidade tem resultado nesses grandes índices”
O comandante também destacou o empenho da tropa nos trabalhos de segurança em 980 km de fronteira seca com a Bolívia. “É importante dizer que esses números demonstram o empenho, compromisso e a honestidade dos policiais que estão na fronteira e zelam pelo nome da instituição que eles representam. São pessoas que estão no trabalho sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia”, explicou.
Gefron
Criado há 16 anos, o Gefron desempenha atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.
Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes.
São três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento, em Porto Esperidião.