A carreira é, sem dúvidas, um dos principais aspectos mais lembrados. A crise econômica em tempos de contágio trouxe muitas incertezas para os profissionais em relação ao mercado de trabalho pós coronavírus e quais serão as exigências e habilidades requisitadas pelas empresas.
De acordo com a Nora Mirazon Machado, umas das sócias-fundadoras da Trilogie – empresa de branding e planejamento de carreira, o período atual é perfeito para encaixarmos momentos de aprendizagem no dia dia. “Há uma variedade enorme de cursos muito bons que foram disponibilizados gratuitamente por faculdades e instituições renomadas aqui do Brasil e mundo afora, que com certeza podem contribuir para a necessidade de atualização profissional. Tem conteúdo para todas as áreas, nos mais diversos formatos e meios”, explica.
No entanto, o desafio da aprendizagem contínua vai além do momento atual que estamos vivendo: a ideia de um emprego para a vida não existe mais e o normal atualmente é mudar de ambientes profissionais e até de carreira várias vezes ao longo da vida, o que faz com que, para mantermos nossa relevância profissional e nossa empregabilidade, tenhamos que pensar e planejar nosso desenvolvimento, nos responsabilizando pelo nosso próprio aprendizado.
“A aprendizagem contínua tem que ser incorporada como hábito para a vida, e hábitos novos exigem bastante prática até realmente ficarem incorporados. Uma dica é alinhar os resultados desejados na carreira com temas de aprendizado que ajudem no alcance desses objetivos. Assim, o hábito da aprendizagem anda em conjunto com a conquista profissional e se torna um reforço positivo”, explica Nora.
Com o mundo em constante transformação e o rápido avanço da tecnologia, as conexões entre a aprendizagem e o trabalho se fazem cada vez mais necessárias. Ainda é cedo para dizer como as carreiras serão afetadas após a pandemia – há somente a certeza de que longas trajetórias dentro de uma mesma empresa vão deixar de ser realidade. Por isso, é necessário que o profissional se planeje e aproveite o momento para adquirir novas habilidades que impactarão diretamente em sua empregabilidade.
Sobre a Trilogie:
A Trilogie é uma empresa de branding e planejamento de carreira que foi fundada em 2019 pelas ex-executivas do mundo corporativo Mônica Camargo Tracanella, Nora Mirazon Machado e Silvia Berger, que reorientaram suas carreiras com um propósito claro: apoiar profissionais para uma gestão mais consciente e estratégica de suas carreiras, por meio de uma série de programas diferentes do que já é oferecido no mercado, pautados no conhecimento atualizado, experiência em prática e olhar para o futuro.