Promotor cola cartaz de ativista Greta Thunberg em gabinete após prefeitura anunciar remoção de grafite em viaduto de Sinop (MT)

0
172

O promotor de Justiça de Cuiabá Alexandre Guedes colou um cartaz com o grafite da ativista Greta Thunberg na parede do gabinete dele como forma de protesto, após a Prefeitura de Sinop anunciar, nessa terça-feira (2), a remoção da pintura gravada no viaduto São Cristóvão, no fim de semana.

Ele publicou nas redes sociais dele uma foto do cartaz colado na Promotoria. ‘Proibiram em Sinop, mas mandei colocar na parede da promotoria. O bom da arte é isso. Você tenta apagar, mas ela se reproduz’, diz, na postagem.

A atitude do promotor foi elogiada pelos internautas nos comentários.

Rosto da ativista sueca Greta Thunberg foi pintado em viaduto — Foto: Divulgação

Grafite proibido

Segundo a prefeitura, a imagem da ativista foi feita de forma indevida, pois não segue o combinado no projeto e deverá ser coberta por outro desenho nesta semana.

O gestor de Cultura e Eventos da Prefeitura de Sinop, Daniel Coutinho, disse que a pintura no viaduto faz parte de um projeto da prefeitura com o intuito de promover a cultura local.

Conforme o projeto, a proposta dos grafiteiros locais era a revitalização do viaduto central e o da região de São Cristóvão, com imagens que ressaltassem a fauna e a flora de Mato Grosso.

Segundo Daniel, no projeto, não havia autorização para pintura de rostos.

“O grafite foi finalizado no domingo a noite, quando a equipe da prefeitura já havia saído do local. Nos reunimos com os grafiteiros e explicamos que eles saíram fora do combinado. Agora eles farão outro desenho com elementos que atenda ao projeto”, explicou.

Arte com o rosto de Greta foi pichado — Foto: TVCA/Reprodução

Polêmica e pichação

A arte finalizada no domingo (29) causou polêmica na cidade e foi alvo de pichação na segunda-feira (30).

A prefeitura informou que a pintura causou muitas discussões na cidade e acabou gerando revolta em algumas pessoas que não concordaram com a imagem gravada em via pública.

Greta ficou conhecida após discurso durante a abertura da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) — Foto: AFP

Greta Thunberg

A sueca de 16 anos ficou conhecida depois de um discurso em defesa do meio ambiente e de combate às mudanças climáticas, durante a abertura da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 21, nos Estados Unidos.

Desde que se tornou protagonista do combate às mudanças climáticas, a ativista Greta Thunberg vem dividindo opiniões.

Também se tornou o mais novo alvo da onda de informações falsas que circula nas redes sociais. Muitos desses boatos e ataques importados de outros países chegaram inclusive ao Brasil.

O filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, foi um dos que aderiram à campanha de desinformação contra Greta, publicando em seu Twitter uma imagem em que ela faz uma refeição em um trem enquanto é observada por crianças africanas do lado de fora. Trata-se de uma montagem.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui