O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou o Projeto de Lei 801/2020, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para usar a mão de obra dos reeducandos para o combate ao incêndio no Pantanal, Amazônia e também no Cerrado. O projeto foi protocolado na sessão do dia 16, e agora tramita nas comissões para ir a Plenário.
De acordo com o projeto, a prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção da unidade prisional (Estado), vai depender da aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.
“Precisamos usar a mão de obra dos reeducandos, que após passarem por treinamento junto aos bombeiros, poderão nos ajudar nesse momento difícil da maior seca dos últimos 50 anos do Pantanal de Mato Grosso. Nosso objetivo é direcionar a mão de obra para que possamos evitar maiores desastres ambientais”, disse Thiago Silva.
Thiago Silva já realizou parcerias com a mão de obra de reeducandos para limpeza de terrenos públicos, o que traz economia e gera oportunidade para o cidadão na reinserção social.
Fonte: ALMT