Profissionais da Saúde fazem manifestação para cobrar reajuste de salário em Várzea Grande (MT)

0
48
Foto: Divulgação

Manifestantes se reuniram em frente a Secretaria Municipal de Saúde e fecharam parte da Avenida da FEB. Categoria afirma que o salário está defasado em 22,68%.

Por g1 MT

Um grupo de profissionais da Saúde de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (30) para cobrar reajuste no salário. Os manifestantes se reuniram em frente a Secretaria Municipal de Saúde e fecharam parte da Avenida da FEB.

Em nota, a prefeitura informou que foi concedido, em 2022, 7% de RGA e mais o enquadramento por classe de todos os servidores e ainda se encontra em análise o enquadramento por nível que regulariza a situação de forma definitiva de mais de 8 mil servidores públicos municipais.

“Também existe uma Comissão Permanente de negociações com as categorias do funcionalismo públicos em respeito aqueles que trabalham prol de uma Várzea Grande melhor para todos”, diz. (veja nota na íntegra no final da matéria)

O Sindicato dos Servidores Públicos de Várzea Grande (SIMVAG), que organizou o ato, explicou que o salário da categoria está defasado em 22,68%, o que causou uma perda no poder de compra.

“Vamos mostrar para a população de Várzea Grande nossa indignação pela perda inflacionária de quase 1/3 do nosso salário e pela falta de avanço nas negociações com o prefeito Kalil Baracat”, disse.

Segundo o sindicato, os motoristas da Secretaria também suspenderam as atividades, por 24 horas. Com faixas e cartazes, os profissionais pedem o pagamento com base na Revisão Geral Anual (RGA).

O que diz a prefeitura

As Secretarias Municipais de Comunicação Social; Saúde; Administração; Gestão Fazendária; Planejamento e Procuradoria em atenção ao pedido de esclarecimento deste conceituado órgão de imprensa informam:

– Desde 2021, início da atual gestão, por determinação do Prefeito Kalil Baracat, estudos técnicos e de impacto financeiro foram realizados visando corrigir distorções no quadro de servidores públicos municipais de carreira, comissionados ou contratos temporários;

– Respeitando o arcabouço jurídico, bem como diversas determinações legais como a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF que limita o volume de recursos a serem gastos com o funcionalismo público, foi elaborado pela Prefeitura Municipal, projeto de Lei que contemplou uma série de entendimentos dos órgãos de controle como o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT); Ministério Público (MPE/MT), entre outros;

– No final de 2022, o prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei 4.992/2022 que entre suas principais medidas de extinguiu gratificações como a VI (Verba Indenizatória) e criou três novas gratificações como a BIPRE – Bônus Indenizatório de Produção Resolutiva Extraordinária; AII – Adicional Indenizatório de Incentivo e a AIEM – Adicional Indenizatório de Especialidades Médicas que em resumo asseguram aos servidores de carreira ou contratados vantagens salariais desde que tenham produção, ou seja, atendimento mais efetivo, resolutivo e humanizado;

Os órgãos municipais informam ainda que assim como os demais servidores públicos de Várzea Grande, foi concedido em 2022, 7% de RGA e mais o enquadramento por classe de todos os servidores sem exceção e ainda se encontra em análise o enquadramento por nível que regulariza a situação de forma definitiva de todos os mais de 8 mil servidores públicos municipais.

Informa ainda que existe uma Comissão Permanente de negociações com as categorias do funcionalismo públicos em respeito aqueles que trabalham prol de uma Várzea Grande melhor para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui