Professora usa criatividade para ensinar noções de economia aos alunos

0
204
Pofessora Jaqueline une a criatividade com a tecnologia para preparar as aulas. Créditos: Divulgação

Professores da rede estadual não economizam na criatividade na hora de trabalhar as ferramentas disponíveis para as aulas remotas com suas turma. O resultado são alunos motivados, querendo estudar e não perder um minuto da aula. É o caso da professora Jaqueline de Lima Camargo, da Escola Estadual Porfíria Paula de Campos, em Várzea Grande, que trabalha com uma turma de 3º ano do ensino fundamental e que recebe elogios dos pais que acompanham as aulas dos filhos pelo WhatsApp.

Conforme a professora, as tarefas são entregues em fotos, transformadas num gibi como forma de correção. Para isso, a professora não precisa de muitos recursos – utiliza a criatividade e o domínio de edição de mídia.

A cada gibi digital, os elogios surgem, na sequência. “Não é fácil trabalhar o conteúdo, mas com uma professora como a senhora, as dificuldades desaparecem. Obrigado”, elogia Edna Josefa, mãe do aluno Erik.

O mesmo entendimento teve Claudiane Conceição, mãe do aluno Jeferson. Para ela, o trabalho da professora incentiva a aprendizagem de seu filho. “As crianças estão super animadas com essas atividades diferenciadas”, salienta.

Ana Paula é outra mãe que também está empolgada com o trabalho de Jaqueline. “O amor da professora por nossos filhos é seu amor pela profissão. Isso está fazendo toda a diferença. Parabéns professora”, destaca.

O aluno Jeferson mostra sua mercearia montada na aula prática
Créditos: Divulgação

Os pais enalteceram o trabalho que a professora desenvolveu em relação ao sistema monetário. Jaqueline levou aos alunos a história do sistema monetário. Depois pediu para que eles fizessem dinheiro de papel, colocando os números dos valores das cédulas.

Em seguida, foram até a dispensa das mães e montaram um mercadinho com os produtos alimentícios e de limpeza. Fizeram cartazes com promoção, colocaram nome no mercado incluindo a logomarca, simulando um estabelecimento comercial.

“Os alunos fizeram as tabelas de preço e, para isso, usaram a vírgula. Aprenderam na prática como se usa a vírgula. Claro que, para ilustrar, fizeram cartazes com promoção. Tudo isso sem sair de casa”, enumera Jaqueline.

Durante a aula, a professora explicou também a questão da adição e subtração dos números com vírgula que é uma característica dos valores monetários. Para finalizar o conteúdo, a professora montou uma lista para que fizessem compras no mercado. Com isso, os alunos tiveram a noção de economia – comprar sempre o que estiver mais barato e principalmente, noção de empreendedorismo. No final, tiveram que somar e analisar o valor da compra.

Para que o resultado ficasse melhor ainda, a professora usou uma ferramenta de manipulação de imagem para que todo o trabalho dos alunos, enviados por foto virasse um gibi de toda a sala de aula.

Jaqueline explica que utiliza o material disponibilizado na plataforma Aprendizagem Conectada. A partir daí, planeja deixar o conteúdo mais dinâmico como forma de motivar sua turma. “Estudei sobre simulação, busquei na própria internet. E consegui. Isso é uma valorização profissional e tanto o que me deixa emocionada”, argumenta. Para dominar edição de mídia, Jaqueline fez um Workshop online com professores da Unemat.

A professora lembra que nem todos os alunos matriculados participam todos os dias das aulas remotas por questões de falta de conectividade, porém ambos realizam as atividades específicas. “Tive um aluno que fez a atividade com a mãe em outro horário”, assegura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui