Proerd forma mais 58 policiais em atividades de prevenção às drogas

0
145
Divulgação

Mais 58 policiais militares estão aptos a interagir e fortalecer o trabalho dos professores em sala de aula em atividades de prevenção contra as drogas. Eles concluíram no dia 23 deste mês o Curso de Formação de Instrutores do D.A.R.E/Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Por dois anos, terão o compromisso de colocar em prática o que aprenderam. A entrega de certificados ocorrida no Quartel de Comando Geral da Polícia Militar.

São policiais de diversos Comandos Regionais que atuarão como instrutores em diferentes municípios para as séries iniciais e do 5º ao 7º ano.

“O diferencial nessa turma é que eles tiveram uma introdução sobre o policiamento militar comunitário. É uma visão do Comando, trabalhar o policiamento comunitário escolar com o Proerd. Agora com didática e metodologia podem estar em sala e em rondas nas proximidades da escola”, explicou o coordenador do curso tenente-coronel Waldenir Soares Sobrinho.

No curso, os policiais tiveram aulas com pedagogos, psicólogos, formadores, entre outros. Da turma inicial de 72 participantes, 58 concluíram. Foram 80 h/aula, totalizando duas semanas.

“Tem que ter aptidão para esse trabalho”, frisou o coordenador, ao informar que foram avaliados pelos instrutores, durante uma aula com estudantes em escolas de Cuiabá e Várzea Grande, e pelo crivo dos alunos.  

Para a tenente Thamires Andrade Oliveira, o curso foi repleto de atividades e novidades que repercutirão na sociedade.  “Vai ajudar muito e melhorar a relação com a comunidade, que através das crianças vão levar para casa a experiência de ter uma aula com policiais militares. Vai servir para aproximar, tirar a visão de que a polícia é repressiva”, explicou.

Proerd

É uma atividade educacional preventiva que, juntamente com as escolas e comunidade, leva orientação e conscientização, sendo o principal programa de prevenção primária e um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida. O programa busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, e principalmente mais segura.

Possui um material de apoio (livro do estudante), para crianças e adolescentes que abordam fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da auto-estima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida.

O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência e aptidões de como orientar, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vinculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros.

 

 

Fonte: Sesp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui