O Procon de São Paulo notificou nesta 4ª feira (9.jan.2020) a Magazine Luiza por conta de uma promoção de cupons de descontos que chegavam a R$ 1.000 divulgada pelo aplicativo da empresa. Consumidores reclamaram pelas redes sociais ao Procon sobre não conseguir usar o benefício na promoção.
Ao Poder360, a empresa informou por meio de nota que ofereceu 50 cupons de desconto aos primeiros clientes que finalizassem a compra no aplicativo da empresa e que, por causa de reclamações, ofereceu mais 500 cupons de desconto nas mesmas condições.
Disse ainda que todos os prenomes, cidades de origem e produtos adquiridos pelos clientes que usaram os cupons oferecidos foram tornados públicos e publicados no perfil da empresa no Twitter.
Agora, a Magalu deverá esclarecer ao Procon-SP as seguintes informações:
- quantidade de cupons disponibilizados;
- produtos envolvidos na campanha;
- forma de comercialização e divulgação da promoção;
- extensão geográfica da campanha;
- mecanismos que disponibilizou aos consumidores para controle e consulta dos cupons de desconto e de acompanhamento do pedido e finalização da compra;
- condições preferenciais de participação.
A empresa também deverá comprovar a respectiva utilização dos cupons por meio da identificação dos consumidores, produtos, valores e local do país que eles foram adquiridos. Deverá dizer quais providências adotou diante da indisponibilidade do sistema para concluir o processo de compra e apresentar cópia integral do regulamento da promoção e os documentos que comprovem os mecanismos utilizados para informar as regras de utilização dos cupons –prazos, termos e condições da campanha.
De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, o monitoramento das redes sociais do órgão tem auxiliado o trabalho da fiscalização. “Estamos atentos à reclamação do consumidor”, disse.
NOTA OFICIAL DA EMPRESA
Eis a íntegra da nota da Magazine Luiza:
“Em 7 de janeiro, o Magazine Luiza realizou, em seu perfil no Twitter, a ação #OutletMagalu. Inicialmente, a ação, de acordo com regras anunciadas em 1 post na rede social, anunciava a oferta de 50 cupons de desconto de R$ 1000 aos primeiros clientes que finalizassem a compra no Super App da companhia. Cada CPF poderia usar 1 único cupom. A ação era válida para todo o Brasil.
Conforme anunciado, os 50 cupons foram oferecidos na tarde de 3ª feira (7.jan.2020). O número de participantes que entraram no app para participar da ação foi enorme. Com isso, os 50 cupons se esgotaram em instantes.
Assim que as manifestações de clientes por não terem conseguido os cupons disponíveis começaram na rede social, o Magalu decidiu –e divulgou em seu perfil– que distribuiria mais 500 cupons de desconto de R$1 000 nas mesmas condições. A empresa, portanto, em respeito a seus clientes, decidiu multiplicar a ação por 10, mantendo todas as condições e regras iniciais. Essa nova leva de cupons também se esgotou rapidamente.
Em linha com a postura de respeito adotada pelo Magalu ao longo de sua história, todos os prenomes, cidades de origem e produtos adquiridos pelos clientes que usaram os cupons oferecidos foram publicados no perfil da empresa no Twitter. Isso ocorreu ainda na noite de 3ª feira (7.jan.2020), logo após o final da ação. Foram oferecidos e utilizados 567 cupons de desconto para todos os produtos vendidos e entregues pelo Magalu, adquiridos por usuários do app localizados em 280 cidades do país. Os preços finais dos itens comprados, já com o desconto, também foram divulgados.
Todos esses dados, já tornados públicos pela empresa, serão devidamente apresentados ao Procon de São Paulo.
O Magalu construiu sua reputação cumprindo as promessas que faz a seus clientes. Desta vez, não foi diferente.”