O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, procurou o deputado Aécio Neves para tentar convencer o tucano a apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet ao Palácio do Planalto. Segundo apurou a coluna, os dois conversaram nessa quarta, aqui em Brasília. Aécio lidera hoje a ala do PSDB que resiste a apoiar Simone. O parlamentar mineiro defende que o partido tenha candidatura própria ao Palácio do Planalto. O grupo coloca como possíveis candidatos o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite ou o senador cearense Tasso Jereissati.
EM ALERTA
O aumento dos casos de varíola dos macacos no mundo colocou em alerta ao menos as secretarias de Saúde de quatro estados brasileiros, que aumentaram o nível de alerta para localizar casos suspeitos. Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo emitiram alertas para as vigilâncias epidemiológicas aumentarem o nível de atenção e permanecerem em sentinela para hipotéticos casos. A doença já foi identificada em Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça.
CÂMARA DE GÁS
A Polícia Civil de Sergipe colheu depoimentos de familiares e testemunhas sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, nessa quarta após “abordagem” da Polícia Rodoviária Federal na BR-101, em Umbaúba. O homem não resistiu depois de ser preso por policiais dentro de uma espécie de “câmara de gás” montada no porta-malas da viatura da PRF. A ação foi registrada em vídeo. Genivaldo morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda, segundo laudo do Instituto Médico Legal. Os agentes da PRF que participaram da abordagem não foram ouvidos pela Polícia Civil.
CONFIANÇA
No último dia do Fórum Econômico Mundial em Davos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a comunidade internacional já não vê mais o Brasil com preocupação. Segundo ele, isso não aconteceu na primeira participação do governo Bolsonaro no encontro, em 2019. Um dos motivos, para Guedes, é a manutenção da democracia brasileira, que “é barulhenta, mas confiável”. Há cerca de duas semanas, ele usou uma expressão bem parecida durante lançamento do Monitor de Investimentos, plataforma digital desenvolvida em parceria entre o Ministério da Economia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio financeiro do governo britânico.
ALMOÇO COM BOLSONARO
Jair Bolsonaro confirmou presença em um evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no próximo dia 6. Presidente da entidade, José Antonio do Nascimento Brito, o Josa, afirma que haverá um almoço na sede da ACRJ para “intelectuais, formadores de opinião e a nata do empresariado”, com direito a palestra do presidente da República. São esperadas 400 pessoas. As mesas, cada uma com 10 cadeiras, são vendidas a R$ 5 mil, com valor unitário de R$ 500 por assento.
IMPOSTO DE RENDA
Cresce no Senado movimento para tirar das mãos de Ângelo Coronel a relatoria da reforma do Imposto de Renda. O parlamentar é contra trecho do texto que determina a tributação do lucro e de dividendos de empresas, a proposta já aprovada na Câmara prevê que 15% desse valor seriam retidos na fonte antes de serem repassados a pessoas físicas e jurídicas. Como o texto também contém propostas que são consenso, como a ampliação da faixa de isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas e a redução do Imposto de Renda para pessoas jurídicas, alguns senadores já demonstraram interesse em assumir a relatoria do projeto.
PESQUISA
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia ela afeta de 8% a 12% dos brasileiros, principalmente mulheres e idosos. A condição acontece quando a glândula produz os hormônios tiroidianos em quantidade insuficiente, comprometendo o funcionamento do organismo. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de cuidados para a saúde Abbott, o principal sintoma de hipotireoidismo na população brasileira é o cansaço (89%), seguido de sonolência (82%), ganho de peso (82%) e queda de cabelo (72%). Porém, cerca de 59% dos pacientes não chega a sentir qualquer sinal da falta dos hormônios T4 e T3 e é considerado assintomático.
ICMS
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta, por 403 votos a 10, o projeto de lei que trata da reclassificação para fins tributários de combustíveis, transportes, telecomunicações e energia elétrica, que passam a ser considerados itens essenciais e indispensáveis. A proposta ainda estabelece teto de 17% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidente sobre os produtos. O texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado em plenário pelo relator Elmar Nascimento. O parlamentar apensou ao seu texto as redações dos deputados Sidney Leite e Danilo Forte sobre o tema.
NOMEAÇÃO
O presidente Bolsonaro autorizou a nomeação de 1.250 aprovados em concursos públicos para Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Os decretos com a chancela do chefe do Executivo foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta. No ato, foram autorizadas 625 nomeações para cada órgão. Na PF, as vagas são destinadas para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. A medida entrou em vigor no momento da publicação.