DA REDAÇÃO
O presidente da Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT, Jair Marques, foi eleito nesta segunda-feira (07.03) para compor a diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Jair Marques foi eleito com 84% dos votos para complementação do mandato 2021/2023.
A eleição aconteceu de forma virtual e contou com quatro candidatos associados para compor três cadeiras da diretoria da ABDE. Foram eleitos também Munir Abud de Oliveira, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, e Paulo Augusto Ferreira Bouças, do Banco do Brasil.
Para o presidente, o foco do trabalho a ser desenvolvido será de programas estruturantes para as agências de fomento. “As grandes instituições acabam ficando com todos os benefícios para a carteira delas. As agências pequenas não têm acesso. Temos dificuldade de tecnologia, recursos humanos e é preciso pensar diferente para esse público”, ressaltou.
Jair disse ainda que irá trabalhar para desenvolver uma frente parlamentar para articular políticas públicas de desenvolvimento com as agências de pequeno porte.
“São 16 agências de fomento associadas ABDE, se cada um articular no seu Estado com os parlamentares podemos desenvolver políticas que irão trazer benefícios a todo ecossistema empreendedor”, finalizou.
A Associação Brasileira de Desenvolvimento ( ABDE) define e executa ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, sistema composto por Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o país.
Fazem parte 32 associados, entre bancos públicos federais como o Banco do Brasil, bancos de desenvolvimento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), bancos cooperativos como o Sicredi e Sicoob, além de 16 agências de fomento do país.