Prêmio Pixé de Literatura está com inscrições abertas em Mato Grosso

0
310
Foto: Reprodução

Por Michelle Cândido

O Prêmio Pixé de Literatura foi lançado na tarde desta terça-feira (09), através da parceria entre a Revista Pixé e a Editora Carlini e Caniato, com o intuito de dar mais visibilidade para novos talentos do estado.

Segundo um dos organizadores, Eduardo Mahon o foco do Prêmio Pixé são os estreantes e a juventude. “Queremos dar visibilidade à produção e ao talento, tornando o autor conhecido, por isso, estamos fazendo essa ampla divulgação com a antecedência de três meses de modo que a gente possa ter fôlego e tranquilidade, nós esperamos encontrar também novos talentos no interior do estado”, ponderou.

As inscrições vão até o dia 23 de outubro de 2019, para concorrer, os candidatos deverão ser mato-grossenses ou comprovar que residem em Mato grosso, e também não poderão ter nenhum livro autoral publicado na categoria em que for concorrer. Serão duas categorias: prosa e poesia, e será realizada em duas fases, a primeira é a habilitação preliminar e a segunda, o exame de mérito.

Os interessados em participar deverão enviar os textos pelo correio no endereço: Rua Estevão de Mendonça, 1.650 – Morada do Sol – Cuiabá/MT – CEP 78.043-405. Um envelope com as informações pessoais e outro contendo o texto literário, ambos tem que estar identificados.

Os jurados vão selecionar 10 textos em prosa e 10 em poesia, sendo os três primeiros colocados de cada categoria apontados como vencedores. Além da premiação em dinheiro, no valor de R$ 6 mil, que será dividido entre os ganhadores, os textos literários serão publicados em um livro.

O resultado do concurso será publicado no dia 02 de dezembro de 2019, e o livro tem a previsão de ser lançado no prazo de 120 dias depois da divulgação dos premiados.

Eduardo Mahon destaca que a idéia de fazer esse concurso surgiu, por causa do vácuo de editais e de estímulo do poder público e da iniciativa privada para a literatura. “Estamos promovendo um concurso modesto para editar um livro misto de prosa e poesia, mas somente com revelações, a princípio com um livro online, eventualmente, depois o impresso com pessoas que nunca publicaram nas respectivas categorias”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui