Prefeitura fará blitz de conscientização contra queimadas durante todo o período de seca

0
204

A Prefeitura de Cuiabá deu inicio neste final de semana as ações de conscientização contra as queimadas urbanas. Até o final do período de queimadas, todos os finais de semana, em pontos estratégicos da cidade, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável,  Secretaria de Ordem Pública, por meio da Defesa Civil, e Secretaria de Governo, em parceria com a Policia Militar estarão orientando os cidadãos quanto aos prejuízos causados pelas queimadas irregulares.

As blitz tiveram inicio na sexta-feira (6), às 16h, na Rodovia Helder Câmara, que dá acesso à região de Nossa Senhora da Guia, Rosário Oeste e Nobres. Alex de Deus, gestor do Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá, ligado a Secretaria de Governo, falou sobre as ações que integram o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá, lançado esta semana pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“A campanha trabalha com duas frentes conscientização e orientação dos cidadãos e também das crianças”, explicou o gestor. Durante a campanha, além de material orientalivo, os motoristas recebem uma sacolinha de lixo para automóvel, um porta bituca de cigarros e kits com cartões (vermelho, amarelo e verde), para as crianças. “Queremos despertar a consciências dos motoristas ou passageiros fumantes para que não joguem bitucas acessas pela janela dos carros porque ela é a maior causadora de incêndios acidentais ao longo das rodovias”, disse Alex de Deus.

De acordo com Alex,  antigos hábitos como queimar folhas secas nos quintais, também causam enormes prejuízos a saúde de todos em especial de crianças e idosos. “Nesses casos as crianças, utilizando o kit com os cartões – vermelho, amarelo e verde, poderão alertar os pais, de que essa prática é danosa, em especial nesse período de seca”.

Além do trabalho de conscientização, quatro brigadas de combate a queimadas urbanas, estarão atuando, nas regiões de Cuiabá.  Um trabalho que conta com a atuação da Defesa Civil no suporte  rápido e com o Corpo de Bombeiros Militar. “Essas ações visam preservar a qualidade de vida da população de Cuiabá”, disse Alex de Deus.

Somente este ano, a Defesa Civil de Cuiabá já atendeu 272 ocorrências de queimadas urbanas. De acordo com Alex de Deus, as ocorrências nas áreas rurais, também são uma grande preocupação da gestão Emanuel Pinheiro, porque possuem um rápido efeito negativo na população.

Os motoristas aprovaram a campanha que em parceria com a organização não governamental ‘É o bicho’ está arrecadando alimentos  para animais resgatados dos incêndios. Marina, que mora na região considerou a ação interessante. “A gente precisa dessa conscientização de todos”.

Marcos que também mora na região parabenizou a iniciativa. “Há 15 anos  moro aqui e nunca tinha visto uma mobilização assim. Eu que tenho filho pequeno sei o quanto é importante a conscientização contra as queimadas”.

Reforço na Gestão Emanuel Pinheiro: O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lançou na manhã de sexta-feira (06), na praça Alencastro, o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá. Quatro viaturas –  uma para cada região da cidade – foram entregues para reforçar o trabalho.

Além de formar cidadãos no combate seguro ao fogo em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil pode ser mais demorado, o programa visa orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares e também dando ferramentas práticas para a prevenção as queimadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui