Prefeitura entrega obra da Praça Senhor dos Passos no centro histórico da Capital

0
148
Divulgação

A primeira de cinco outras praças contempladas com o PAC Cidades Históricas e que vão se transformar num corredor multicultural

O prefeito Emanuel Pinheiro e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN-MT), Amélia Hirata entregaram nessa terça-feira (03) a Praça Senhor dos Passos, a primeira do conjunto de praças comtempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas , sob supervisão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro preservar o patrimônio, é valorizar a nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade proporcionando qualidade de vida aos cidadãos.

“Sabemos da importância do centro histórico para a cultura e a vida da nossa cidade, que se aproxima dos 300 anos e tem uma das mais belas histórias, de um dos mais belos centros históricos desse país. Portanto, temos o dever de preservá-lo, revitalizá-lo e de fazer desse lugar um cartão postal e uma vitrine para o mundo das belezas históricas e centenárias da terra de Dom Aquino Corrêa. Aproveito para agradecer ao Iphan, pela parceria e pela compreensão, sabemos da rigidez com que o órgão lida com o patrimônio histórico”, destacou o prefeito.

Durante o evento o prefeito anunciou o projeto de  revitalização do Beco do Candeeiro, que após as obras receberá o projeto “El Cadeeiro” que irá ocupar as ruas que delimitam as praças Dr. Alberto Novis, Sete de Setembro e Senhor dos Passos transformando-as em um corredor multicultural.

A Senhor dos Passos é uma das cinco praças que estão recebendo a requalificação arquitetônica viabilizada pelo PAC Cidades Históricas. As obras seguem as normativas do  Iphan, foram  orçadas no valor de R$ 153 mil e concretizada com recursos do Ministério da Cultura, através do Iphan.

“O Iphan e a superintendência estadual aqui no Estado de Mato Grosso fica muito feliz com essa obra. A primeira obra de espaço público pelo Pac Cidades Históricas, o programa avançando em parceria de com a prefeitura que a gente vai entregar daqui para frente”, comemorou Amélia Hirata, superintendente do Iphan-MT.

As consequentes serão Praça Dr. Alberto Novis, na Rua Galdino Pimentel; Praça Caetano de Albuquerque, na Rua Ricardo Franco; ficando a Praça da Mandioca, e a Escadaria do “Beco Alto”, na Rua Pedro Celestino, todas executadas pela Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia e licitadas em 2013. Depois da Praça Alencastro, a Praça Senhor dos Passos é a segunda que o município entrega como partes integrantes de edificações da área urbana existentes no centro histórico. A prefeitura está trabalhando em um conjunto de atividades que visão melhorar o espaço urbano.

A inauguração contou com a presença do ex-senador Júlio Campos, que em tempo, sugeriu que fosse feito uma campanha de parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Júlio Campos, Prefeitura de Cuiabá, Governo de Mato Grosso e com a classe empresarial para se fazer a restauração dos casarios do centro velho. “Eu sempre tive um sonho de transformar o centro histórico de Cuiabá, como foi feito na Bahia, onde foi restaurado e transformado num polo turístico”, revelou o ex-senador.

A execução das obras também das Praças do PAC Cidades Históricas são acompanhados pela Secretaria de Serviços Urbanos, que auxilia nos trabalhos de limpeza do entorno das praças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui