Prefeito determina a criação do Museu da Educação de Cuiabá

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Prezando pela valorização e investimento do ensino municipal, o prefeito Emanuel Pinheiro estabeleceu a criação do Museu da Educação de Cuiabá, mediante o decreto nº 6.682 , de 17 de agosto de 2018. O espaço será destinado para a apreciação cultural, pesquisa, formação, conservação e divulgação da história e memória da educação cuiabana, reunindo atributos fundamentais que permitiram e ainda permitem o desenvolvimento dos alunos, mediante programas e iniciativas lúdicas que auxiliam a transformar esta, que é uma das áreas mais importantes de qualquer gestão pública.

Buscando abrigar e preservar o patrimônio material e imaterial das instituições públicas de ensino, o museu funcionará nas dependências físicas da desativada Escola Municipal de Educação Básica Padre Agostinho Colli, situada no Bairro Goiabeiras. As adequações físicas e estruturais das instalações ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Educação, que terá assegurada a condição de unidade de execução orçamentária ao Museu da Educação de Cuiabá, dentro do orçamento da Pasta.

“A educação pública é uma das meninas dos nossos olhos e precisa ser valorizada devidamente, compreendendo desde o criativo e interativo plano de ensino, alcançando até mesmo os professores, que executam com maestria essa função tão vital para o futuro da Capital e do Brasil. Com este museu, criamos um ambiente cultural e informativo da memorabilia das escolas municipais, enfatizando os atributos mais valiosos da sua historicidade. Queremos que a população conheça o trabalho que tem sido desenvolvido por esses servidores ao longo dos anos, reconhecendo seu imensurável valor para a formação cidadã dos nossos pequenos alunos e, naturalmente, para a cuiabania”, afirmou Pinheiro.

O acervo do museu será composto por bens materiais e imateriais de valor museológico, pertencentes à Secretaria Municipal de Educação. Estas peças serão referentes a departamentos, programas, projetos, bibliotecas, arquivos, almoxarifados, escolas urbanas e do campo, centros de educação infantil, creches, entre outros.

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