Preconceito: escritora Drag Queen denuncia discriminação pelo Sesc MT

0
165

Nesta quinta (04/08), a escritora Nelly Winter juntamente com a Umanos Editora denunciaram o cancelamento do lançamento do livro “Versa – Bardos em Linhas” por parte do SESC Arsenal. Segundo nota de repúdio, publicada hoje pela editora, a instituição cancelou o evento que ocorreria no dia 31 de agosto. 

“Versa – Bardos em Linhas” é uma antologia de poesias escritas por 18 autores e autoras, dentre eles a drag queen Nelly Winter que além de escritora é publicitária e palestrante. A autora denunciou em vídeo publicado nas redes sociais o acontecido. 

 De acordo com as Diretrizes Gerais de Ação do Sesc, publicada em 2017, o Serviço Social do Comércio tem como objetivo estimular o “[…] exercício da cidadania e o amor à liberdade e à democracia como principais caminhos da busca do bem-estar individual e coletivo”, mas a instituição ainda não se pronunciou sobre o caso. 

 

NOTA DE REPÚDIO

 

A Umanos Editora manifesta repúdio ao ato de cancelamento do evento no qual seria  lançada a obra literária com o título “Versa – Bardos em Linhas”, escrita por 18 poetas, gênero poesia, por parte do SESC Arsenal, do sistema SESC Mato Grosso, pelo fato de uma das escritoras ser uma artista Drag Queen. 

O repúdio a este ato se dá pelo fato de que a Literatura, enquanto expressão da arte, deverá sempre perpassar pela via da liberdade. A justificativa dada pela equipe da referida entidade foi a de que dentro do espaço público que possui, em Cuiabá, não pode ter apresentação ou manifestação de artistas ligados à comunidade LGBTBTQIA+, como homem que se traveste de mulher, seja em nome da arte Drag ou da literatura, com alegação de que o local se trata de um ambiente conservador, assim como  o público que lá frequenta. 

Entendemos esse episódio como fato que caracteriza discriminação e preconceito, em nome de meras políticas organizacionais e não pautado em valores humanos. Nossa posição é contrária a LGBTfobia, portanto dizemos NÃO a essa postura e expressão. Entendemos que, assim como na literatura, há uma diversidade de gêneros, será preciso que haja o respeito à diversidade do gênero humano.

 

Cuiabá, 04 de agosto de 2022.

Umanos Editora

 

Créditos: Reprodução/Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui