Posto de biometria eleitoral na ALMT atende 250 pessoas por dia

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O posto avançado de coleta de biometria instalado em janeiro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no saguão do Teatro Zulmira Canavarros, tem atendido uma média de 350 pessoas por dia, entre senhas comuns e preferenciais. O posto, com 10 guichês em funcionamento, atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento é feito por ordem de chegada, mediante distribuição de senha, a partir das 8h30. Nas próximas eleições, em 2018, todos os eleitores de Cuiabá serão obrigados a ter o cadastramento biométrico. Caso contrário, terão seus títulos cancelados e complicações no CPF.

“A expectativa é ampliar ainda mais o número de atendimentos nos próximos dias”, afirma o secretário de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luís Darienzo. O secretário explica que, como o local teve de ser adaptado para a instalação dos equipamentos, com o decorrer dos trabalhos foi necessário fazer alguns ajustes, como a instalação de painel de senha eletrônica e reforço na rede elétrica,  para que o sistema operasse com total eficiência. Os reparos foram concluídos na última semana e, a partir de agora, com os problemas sanados, o processo fica mais ágil. “Com isso esperamos diminuir as filas e o tempo de espera nos atendimentos”, afirma Darienzo.

Para a autônoma Maria Carolina Turin, o atendimento na ALMT representa um alívio e uma facilidade. “Já enfrentei horas de fila três vezes em outros postos sem conseguir nem sequer pegar a senha. Agora vim aqui e já vou fazer a minha biometria. Também aproveitei e fui ao Espaço Cidadania e já fiz o RG da minha filha, que estava precisando. Saio daqui com tudo pronto em uma manhã”, comemora.

O secretário também destacou que, com abertura de outro posto no Fórum de Cuiabá, que acontece hoje (5), o TRE considera que a demanda na região do CPA já está suprida. Isto porque a população da região norte da cidade conta agora com quatro locais para realizar a biometria, sendo os outros dois na Casa da Democracia e no Ganha Tempo do CPA 1.

O TRE conta hoje com cinco postos para biometria e, nas próximas semanas, serão inaugurados outros dois: um na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na Avenida XV de Novembro, e outro na Unimed da Rua Barão de Melgaço.

É importante destacar que, além do cadastramento biométrico, o posto instalado na ALMT também está apto para realizar a troca de domicílio eleitoral, correção de nome no título e emissão da primeira via do documento para eleitores com idade acima de 16 anos. Mas é preciso ficar atento aos documentos necessários para cada situação.

Documentos necessários para a biometria

– Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei).

– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).

– Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).

Atenção: A CNH e o passaporte não são aceitos como documento de identificação para a emissão do primeiro título de eleitor.

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