Posto avançado da biometria oferece atendimento ágil e humanizado para moradores da Guia e região

0
152

Proporcionar toda comodidade necessária àqueles que buscam os serviços públicos e, ao mesmo tempo, assegurar o fácil acesso a um importante instrumento de garantia constitucional do voto são as grandes metas que vêm sendo cumpridas no Distrito da Guia, por meio do novo posto avançado de cadastramento biométrico instalado na comunidade. Situado a cerca de 40 km do centro da capital mato-grossense, a localidade teve a prestação do serviço iniciada nessa terça-feira (27) e, somente nesse período, já efetuou o atendimento de pelo menos 140 pessoas.

O beneficio oferecido aos milhares de moradores da zona rural é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Município, por meio da Subprefeitura da Guia, e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no dia 02 de fevereiro deste ano. No local foi montada uma estrutura com todos os equipamentos necessários para viabilizar o acesso dos eleitores da região ao cadastro biométrico. Ao todo, a instalação conta com cinco terminais que, neste primeiro momento, estão funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

Conforme explicado pelo subprefeito do Distrito, Rubinho da Guia, a expectativa é de que o atendimento permaneça na comunidade pelo menos até o próximo dia 30 de março. Durante esse período, ele destaca que moradores do Aguaçu e de toda circunvizinhança também serão contemplados com a atividade, totalizando mais de 2.800 eleitores. Rubinho ressalta ainda que, além da biometria, o posto está ofertando também a emissão do primeiro título e a transferência eleitoral.

“Adotamos essa medida com o objetivo de trazer conforto e humanização para os moradores, conforme determina o prefeito Emanuel Pinheiro. É importante destacar toda compreensão e apoio que estamos recebendo da população. Os atendentes, por exemplo, são moradores que estão atuando como voluntários, contribuindo com a comunidade. O TRE também disponibilizou dois funcionários para acompanhar o processo, para que qualquer eventualidade que aconteça seja sanada o mais rápido possível”, relatou o subprefeito.

Uma das beneficiadas com o posto avançado é a estudante Gleiciele de Arruda, de 25 anos, que procurou o ponto de cadastramento nesta quarta-feira (28) e elogiou tanto a iniciativa quanto o atendimento realizado no local. Para a estudante, é de fundamental importância que o poder público ofereça todo tipo de ferramenta necessária para que os cidadãos continuem exercendo o direito de escolher seus representantes em nível municipal, estadual e nacional.

“Mesmo tendo o transporte coletivo, é difícil para quem mora na zona rural ter que fazer esse deslocamento, correndo ainda o risco de chegar e não encontrar mais senhas disponíveis. Por isso, foi muito bom poder contar com esse serviço aqui na nossa comunidade, evitando a formação de longas filas, já que, desde a distribuição de senha até a biometria, foi tudo realizado de forma ágil e organizada”, elogiou a estudante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui