O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (27), por sete votos a três, a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da empresa.
Também nesta segunda, o nome de Andrade foi aprovado, por oito votos a dois, para compor o próprio Conselho de Administração da estatal.
Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Coelho no comando da empresa.
A previsão é que ele assuma o comando da companhia nos próximos dias.
O nome de Andrade ainda precisa ser ratificado em assembleia de acionistas da Petrobras, o que deve ocorrer dentro de 30 dias. Entretanto, isso não impede que ele já assuma a empresa. E o governo tem maioria na assembleia.
Essa nova troca no comando a estatal acontece em meio à disparada nos preços dos combustíveis e, consequentemente, da inflação no país, que têm gerado desgaste e pressão sobre o presidente Bolsonaro em ano eleitoral.
Bolsonaro tem criticado os reajustes feitos pela Petrobras, que seguem parâmetros e preços internacionais. Tem criticado também os lucros registrados pela empresa.
Secretário de desburocratização do governo federal, Andrade foi indicado há um mês, mas a troca tem esbarrado nos trâmites legais definidos para a substituição.
Fonte: G1