Na semana passada, o município de Ponte Branca recebeu a feira e o fórum cultural do projeto Circula Portal do Araguaia que contou com atrações, workshops, oficinas e diversas atividades culturais. Ele aconteceu na última sexta-feira (04/11), na Escola Municipal Padre Humberto Angeloni.
Com a parceria entre a Prefeitura de Ponte Branca, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Portal do Araguaia (CIDESAPA) e a Secretaria de Cultura de Mato Grosso, o Projeto Circula Portal do Araguaia trouxe ao município a expressão de atividades artísticas como de capoeira, teatro, música, hip hop e dança do ventre. Além disso, o evento também contou o Fórum Cultural que trouxe palestrantes para falar sobre temas como legislação cultural, leis de incentivo à cultura, produção cultural para a elaboração de projetos culturais específicos para o município.
O secretário de Comunicação Social e Cultura do município, Ladislau Pereira Martins, destacou a importância do fórum para esclarecer dúvidas a respeito da captação de recursos para projetos a partir da Lei Paulo Gustavo:
“Sobre essa reunião aqui hoje, o Circula na Ponte Branca, pra mim foi muito importante porque tinha coisas que eu vi na Lei Paulo Gustavo e eu interpretava diferente, e hoje o Mário estando presente aqui em Ponte Branca me deu segurança e mais tranquilidade de eu continuar pensando em fazer os projetos que tem dentro da Lei Paulo Gustavo, e tenho certeza que ele vai me orientar dentro dos projetos que eu tenho na SECEL. A prefeitura de Ponte Branca, sob a gestão de Clenei Pereira, está preparada para trabalhar junto conosco da secretaria de cultura e turismo, e acredito que a gente não terá dificuldade de fazer os projetos e sancioná-los.”, afirmou o secretário.
A programação do evento também contou com uma Feira Cultural que ocorreu durante o dia e trouxe uma oficinas como: Oficina de Artesanato Regional, ministrada pela Associação Mãos do Araguaia; Oficina de Contação de Histórias, ministrada pelo ator, diretor, escritor e também mestre da cultura mato-grossense João Luiz do Couto; Oficina de Hip Hop e Oficina de Capoeira.
A realização do evento marcou não só o município, como também demonstrou a capacidade do Projeto Circula Portal do Araguaia em toda a região. Nelson Ney, presidente regional do turismo do Domo de Araguainha e Presidente Municipal do Conselho de Turismo de Araguainha, ressaltou a importância do evento e parabenizou os realizadores.
“Eu sou formado em Letras e pós-graduado em Literatura Brasileira. Eu trabalho na Prefeitura de Alto Araguaia faz tanto tempo e nós nem sequer ouvimos falar do Consórcio de Cultura no nosso município. Nós viemos aqui para poder participar da nossa reunião que é do Domo de Araguainha, e aí como o lado de lá falou dessa reunião de vocês do Consórcio, eu pensei “Ih, vai atrapalhar nós, porque nós estamos tendo essa reunião”, mas eu fiquei surpreso, fiquei encantado, sabe. Sinceramente, eu vou chegar na minha cidade e já vou direto na Secretária de Educação e irei cobrar dela. Eu fiquei sinceramente encantado com a exposição do Mário. Foi uma reunião excelente, inclusive esquecemos até da nossa, porque a nossa que vai ser daqui a pouco, inclusive eu vim pra aqui assistir essa reunião do Consórcio de Cultura. Parabéns, excelente a exposição do Mário foi muito gratificante, parabéns mesmo.”, disse Nelson Ney.