Politec lança cartilha de segurança para manuseio de armas de fogo

0
161

O conteúdo foi compilado conforme a rotina dos peritos e considera os procedimentos de segurança adotados pela Polícia Federal.

Com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais que trabalham com o manuseio de armas de fogo, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) elaborou uma cartilha com o passo-a-passo de como se evitar acidentes durante os testes de eficiência de armas de fogo, realizados na Gerência de Perícias de Balística. Os procedimentos foram instituídos no dia 09/04 e são de prática obrigatória para todos os peritos lotados na referida Gerência.

O conteúdo foi compilado conforme a rotina dos peritos e considera os procedimentos de segurança adotados pela Polícia Federal, observando os possíveis riscos de manuseio incorreto de armas de diferentes calibres e condições de uso.

“Houve a necessidade de se criar um manual de procedimentos para se evitar a ocorrência de tiros involuntários na Gerência. Nós manuseamos muitas armas de fogo, como armas artesanais e outras em péssimas condições de uso. Seguindo esta cartilha, visamos diminuir os riscos de acidentes’’, explicou o perito criminal e Gerente de Perícias em Balística, Emivan Batista, responsável pela elaboração do material.

A cartilha está disponível para acesso restrito dos servidores da Politec no Boletim Interno, e em breve, será adaptada para a utilização dos peritos lotados no interior do Estado, e que também realizam testes com armas de fogo.

Coletes Balísticos

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Segurança Pública, fez a doação de 411 coletes balísticos para a Politec. O Equipamento de Proteção Individual será entregue a todos os profissionais da Politec que atuam em locais de crime. Os materiais já foram recebidos e serão entregues aos profissionais após uma vistoria técnica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui