Em quase quatro meses, já foram realizadas limpeza do canteiro da Transpantaneira, reforma da praça da cidade, Hospital Geral, escola e centro de atendimento ao turista
Uma parceria entre a unidade prisional de Poconé e a prefeitura da cidade permitiu a prestação de serviços à comunidade. Os internos realizam rotineiramente limpeza e reformas de prédios públicos e praças do município.
Atualmente, oito recuperandos trabalham de segunda a sexta-feira na construção de um muro da Creche Municipal Menino Jesus, que está desativada. Eles também estão tirando entulhos e mato acumulados no local.
A prestação de serviço começou em dezembro do ano passado quando os reeducandos realizaram a limpeza do canteiro da Transpantaneira e reformaram a praça da cidade.
Nesses quase quatro meses, a parceria com a prefeitura possibilitou a reforma do Hospital Geral, de uma escola da comunidade quilombola e a revitalização do Centro de Atendimento ao Turista. O diretor da Cadeia, Silvio Roberto Alves, informa que já estão previstas ações no prédio do Programa Saúde da Família e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O material para as obras foi cedido pela prefeitura.
“Os internos gostam desse trabalho porque as famílias deles se sentem orgulhosas pelo serviços que estão prestando à sociedade. Além disso, eles ainda recebem remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal que determina que a cada três dias, um dia é descontado na pena recebida”, explica o diretor.
São liberados para a ação os internos que já cumpriram 1/6 da pena e que têm bom comportamento. A liberação é feita mediante autorização da Justiça local.