A 17ª edição da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá acontece na tarde deste sábado (16). O movimento tem como objetivo combater a homofobia e dar voz às lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outras denominações. O evento começou por volta das 14 horas e segue até à noite.
Com o tema “Demita o seu Preconceito”, neste ano o movimento defende que todos tenham as mesmas oportunidades e os mesmos direitos no mercado de trabalho, independentes de crença, orientação sexual ou raça.
De acordo com a Polícia Militar, até as 16h, cerca de 3 mil pessoas participavam do movimento, que teve início na Praça Ipiranga, às 14h. No entanto, os organizadores estimam que mais de 7 mil estejam presentes.
O trajeto da Parada deste ano será encerrado na Orla do Porto.
Parte do trânsito na região central de Cuiabá foi interditada temporariamente, enquanto os participantes da parada trafegam pela região.
O ativisa Murilo Alberto, presidente do grupo Livremente, ressaltou que o tema desse ano quer chamar atenção para a inserção da classe LGBT no mercado.
“Nós queremos contribuir com a economia do Pais, queremos gerar impostos, e estamos reivindicando esse espaço no mercado de trabalho. Grande parte da população LGBT está fora do mercado de trabalho. Então estamos fazendo essa provocação. A gente quer reivindicar espaço, emprego no meio educacional, melhores formações, capacitação para o ensino superior. Esse tema é bem abrangente”, disse.
O evento está previsto para encerrar por volta das 23h, quando deve ocorrer apresentação de várias atrações culturais.
Fonte: Midia News