Pandemia exige capacidade de negociação dos pequenos negócios que atuam no exterior

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Na exportação, alguns segmentos encontram dificuldade para encontrar
mercado. Prejuízos para os importadores são causados pela alta dos
preços de insumos e da cotação do dólar

Os impactos da crise causada pelo novo coronavírus são observados em
escala global. Depois de desestabilizar o mercado na China, a pandemia
avançou com força pela Europa e agora, atinge em cheio os EUA. No
Brasil, o cenário de incertezas gerado pelo avanço da doença trouxe
prejuízos para os pequenos negócios que atuam no mercado
internacional. A alta do preço dos insumos e da cotação do dólar, bem
como a dificuldade de alguns segmentos exportadores de encontrar
mercado para itens de consumo considerados não-essenciais, exige dos
empreendedores uma elevada capacidade de negociação com clientes e
fornecedores.

Para os pequenos negócios importadores, a falta de insumos é uma das
maiores preocupações, em especial para as empresas que atuam na
indústria de base tecnológica. Segundo o analista de Competitividade
do Sebrae, Gustavo Melo, a melhor forma de enfrentar o problema é
negociar prazo, preço e entrega com fornecedores com os quais já
existe um relacionamento bem estabelecido. Outra dica é procurar novos
parceiros e ofertas nas plataformas de marketplaces, buscando
simultaneamente fornecedores do produto no mercado nacional.

De acordo com Gustavo, o momento exige muita conversa e negociação com
os clientes e fornecedores para entender a realidade e analisar as
condições para as agendas comerciais. “É preciso planejamento, revisão
dos processos, avaliação da demanda/oferta e principalmente verificar
como vai ficar seu fluxo de caixa, uma vez que a operação de comércio
internacional tende a ser mais longa e requer recursos antecipados”,
analisou.

Segundo estudo do Sebrae feito em 2019, mais de 40% das empresas
exportadoras brasileiras são micro e pequenos negócios e foram
responsáveis por vendas externas no montante de US$1.239 milhões (em
2018). Desde o início do avanço da pandemia, o Sebrae tem
disponibilizado uma série de conteúdos específicos para apoiar as
micro e pequenas empresas que atuam no mercado internacional,
abordando temas relacionados à gestão, mercado, inovação/tecnologia.

Além disso, a instituição tem participado ativamente na construção de
uma agenda com parceiros, como Ministério da Economia, APEX,
Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID), dentre outros, para promover ações de
inteligência de mercado e de aproximação comercial, como rodadas de
negócios virtuais, por exemplo. O Sebrae também oferece consultorias
online para os empresários interessados, dentre outros canais de
atendimento virtual.

Resolução elimina impostos
Na quinta-feira (16/04), o Governo Federal, por meio da Câmara de
Comércio Exterior, do Ministério da Economia, anunciou que foi zerada
a alíquota do Imposto de Importação de equipamentos de proteção e
higiene, como vestuário unissex de proteção, máscaras de
papel/celulose, sacos de eliminação de resíduos de risco biológico,
dentre outros itens. A medida faz parte de um conjunto de ações que
vêm sendo adotadas pelo Brasil no enfrentamento à pandemia do
Covid-19.

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