Operação Piracema apreende materiais de pesca predatória e devolve 71 peixeis ao rio

0
147

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e policiais militares do 4º Batalhão realizaram no final de semana a Operação Piracema, que fiscalizou 1.200 km nas regiões de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço. Anzóis, redes, tarrafas e até cocaína foram apreendidos e 71 peixes soltos de volta ao rio.

De acordo com as informações, a operação aconteceu dentro e fora das águas. Ao todo, foram 12h de fiscalização fluvial, onde 106 pessoas foram abordadas e orientadas sobre a pesca no período da piracema, que começou na última semana e segue até janeiro de 2020.

Em balanço da ação, polícia apreendeu, 3 anzóis de gancho, 6 redes, 5 tarrafas e 100 gramas de cocaína. Foram abordados 58 veículos e 106 pessoas, que foram checadas e orientadas.

Ao todo, 71 peixes foram soltos de volta ao rio, 3 autos de inspeção foram confeccionado após a abordagem de 5 embarcações. Não foi registrada nenhuma prisão.

O período de piracema abrange todos os rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. Ressalta que o período de 4 meses é importante para a reprodução das espécies.

É permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, praticada por população ribeirinha e tradicional, que visa garantir a alimentação das famílias. A cota diária é de 3 quilos. Transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência é proibido.

Vídeo

Fonte: Gazeta Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui