O mundo dos negócios continua em plena transformação, suas tendências se tornam cada dia mais radicais, principalmente quando se fala em tecnologias disruptivas e suas inovações. Novos paradigmas estão sendo estabelecidos para serem novamente questionados, resolvidos e respondidos, com isso, mudou significativamente, a forma como a TI agrega valor ao negócio.
Recentemente participamos do encontro Gartner para CIOs em tecnologia chamado de “Virtual Briefing: Os 2 Principais Fatores que Mudarão sua Organização de TI” com os consultores Cassio Dreyfuss e Belkis Toledo, alertando o público participante que “É chegada a hora de uma mudança radical”. As mudanças estruturais, dentro dos Departamentos da Tecnologia, serão acompanhadas com investimento em aquisição, capacitação e treinamentos na área, fatores esses, determinantes para o sucesso.
Através de um estudo analítico e com profundidade ímpar, foi nos apresentado esses dois impulsores que transformarão essencialmente a organização de TI conhecidas há tempos. Entretanto, cabe às instituições, sejam elas públicas e/ou privadas, incorporar e internalizar esses fatores críticos com vista à transformação da estrutura organizacional da TI.
Em uma entrevista, o CIO do grupo Laforte, Tiago Damasceno Felipe questionado sobre o assunto, responde: “A adaptação do perfil do líder de tecnologia, que agora tem de viabilizar estratégias de negócios que culminam em inovação, processos, tecnologia e cultura organizacional, é o principal gargalo. Em nosso mercado, é comum ainda perceber que as preocupações dos CIOs estão focadas exclusivamente em questões técnicas, redução de custos e melhoria de eficiência operacional. ” (Entrevista dada a Orange-Business Services, em 10/03 2020)
Em minha experiência acadêmica desde 2009, transmito aos alunos que o profissional de TI, não será exclusivamente operacional, pois, para obter o sucesso em sua carreira, ele terá que conhecer com propriedade o “Core Business” do seu cliente.
O Gartner, nesse “Virtual Briefing”, identificou os dois principais impulsores, os FCS (fatores críticos de sucesso) para essa mudança:
- Sob uma perspectiva estrutural – “composable business models” (modelos de negócios modulares).
- Sob uma perspectiva dinâmica – “business-led fusion teams” (equipes que resultam de uma fusão de recursos).
Quando o conceito de SIG – Sistemas de Informação Gerencial foi divulgado no mercado de negócios contemporâneo em meados do século XX, o próprio mercado já cobrava sua parceria em posições estratégicas das empresas, suas ambições projetavam subir no ciclo de vida da inovação dos negócios que eram e, ainda são aperfeiçoados em cima de 3 pilares:
- Melhorar os processos de negócios;
- Sistematização para evitar retrabalho;
- Diminuir custo e incrementar lucro com a tecnologia.
Pereira e Fonseca (1997, p. 239) explicam que “a tecnologia da informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações”. Bazotti e Garcia (2007) destacam que “se a empresa tem uma estrutura organizacional sólida, um futuro traçado, e sabe utilizar os recursos oferecidos pela Tecnologia de Informação e sistemas de informação, o sistema de informação gerencial só tem a agregar benefícios à gestão empresarial na tomada de decisões”.
À medida que a TI evolui e amadurece – deixa de ser simplesmente um provedor de serviços em tecnologia para se tornar um parceiro maduro e estratégico para os negócios – ela agrega muito mais valor ao negócio. Atualmente, os negócios exigem que a TI seja ainda mais ágil, flexível e rápida para responder a um ambiente global competitivo e desafiador, dando um valor exponencial ao negócio de cada empresa.
Os analistas da Razor* em seu site institucional comentam:
“A tecnologia pode contribuir substancialmente para ganhos de produtividade. Imagine quanto tempo é gasto com arquivamento, busca e controle de documentos físicos. Você já pensou em quanto trabalho é possível poupar investindo na digitalização de documentos? Existem soluções de arquivamento e compartilhamento de documentos via Internet que permitem a localização rápida de qualquer informação. Outro ponto a favor está no fato de que ao reunir informações em ambiente digital é possível analisar dados relativos à gestão, às operações ou aos clientes. Informatizar e digitalizar informações, arquivos e documentos permite à empresa identificar lacunas a serem corrigidas e oportunidades de negócio que podem ser aproveitadas. ”
* Razor busca seu espaço com computadores de alta performance
O momento é de mudança disruptiva, radical e inovador, veja o comentário dos analistas Gartner publicado em seu site:
“Como resultado, a preferência de compra e investimento será focada em áreas como análise , computação em nuvem, experiências perfeitas do cliente e segurança .Os impactos da inflação no hardware de TI (por exemplo, dispositivos móveis e PCs) dos últimos dois anos estão finalmente se dissipando e estão começando a se espalhar para software e serviços. Com a atual escassez de talentos de TI gerando salários mais competitivos, os provedores de serviços de tecnologia estão aumentando seus preços, o que está ajudando a aumentar o crescimento dos gastos nesses segmentos até 2022 e 2023.”
“Espera-se que os gastos com software cresçam 9,8% para US$ 674,9 bilhões em 2022 e TI serviços está previsto para crescer 6,8% para atingir US $ 1,3 trilhão.”
Gastos em 2021 | 2021 Crescimento (%) | Gastos em 2022 | 2022 Crescimento (%) | Gastos em 2023 | 2023 Crescimento (%) | |
Sistemas de Data Center | 207.306 | 6.7 | 218.634 | 5,5 | 230.385 | 5.4 |
Programas | 614.494 | 15,9 | 674.889 | 9,8 | 754.808 | 11,8 |
Dispositivos | 809.452 | 16.1 | 824.600 | 1,9 | 837.844 | 1,6 |
Serviços de TI | 1.185.103 | 10,6 | 1.265.127 | 6,8 | 1.372.892 | 8,5 |
Serviços de comunicação | 1.443.419 | 3.4 | 1.448.396 | 0,3 | 1.477.798 | 2 |
TI geral | 4.259.773 | 9,5 | 4.431.646 | 4 | 4.673.728 | 5,5 |
Tabela 1. Previsão mundial de gastos com TI (milhões de dólares americanos)
(Site-https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2022-04-06-gartner-forecasts-worldwide-it-spending-to-reach-4-point-four-trillion-in-2022
O Gartner através das suas pesquisas e estudos de mercado, espera que iniciativas de negócios digitais, como experiência do consumidor final e a otimização da cadeia de suprimentos, aumentem os investimentos em aplicativos corporativos e softwares de infraestrutura, projetando assim, um crescimento de dois dígitos em 2023.
Julio Cesar da Silva Campos é Assessor Executivo da Presidência
Professor de Graduação e Pós-graduação na área de Tecnologia e Gestão de Projetos.