POLÍCIA FEDERAL MIRA BRB
ACERTOS POLÍTICOS
E os bastidores políticos continuam movimentados. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, acertou nesta semana a filiação de mais dois senadores, o que deve tornar seu partido o segundo maior do Senado Federal, com dez parlamentares. Devem migrar para a sigla até a data da posse, marcada para sexta-feira, dia 1º de fevereiro, os senadores Nelsinho Trad (MS) e Lucas Barreto (AP), sendo que ambos haviam disputado a eleição pelo PTB.Renan e Simone Tebet apostam em estratégias opostas para chegar à presidência do Senado
REUNIÃO DA BANCADA
SERA QUE RESOLVE?
O Senado deve instalar uma CPI para apurar o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho. As 27 assinaturas necessárias para abrir o colegiado já estão sendo coletadas. A expectativa é que até sexta-feira (1º), início da nova legislatura, o número seja alcançado sem dificuldades.O processo está sendo conduzido pelo senador Otto Alencar (PSD). Segundo ele, grande parte dos colegas se comprometeram a assinar o requerimento assim que chegarem a Brasília, ao longo da semana. Ele afirma que o objetivo da CPI é apontar responsáveis pela tragédia: “não tenho a menor dúvida de que a Vale, através de ajuda financeira para a eleição, pressionou o governo do Estado para que houvesse a autorização. Esses serão responsabilizados pela CPI”
PROTEÇÃO
DETALHES
A pasta-escudo aparenta revestimento em couro preto, mas é fabricada em tecido kevlar (aramida), resistente a disparos de armas curtas, segundo fontes ouvidas pela reportagem. Aberta pelos guarda-costas em caso de ataque, ela se desdobra formando uma barreira contra tiros, o que permite encobrir o presidenteIntegrantes do GSI confirmam que Bolsonaro segue sob ameaça, sem dar detalhes das medidas adotadas.
REGUFFE NO PÁREO
Mais um candidato entra na disputa para a presidência do Senado. Desta vez foi o senador pelo Distrito Federal José Reguffe (sem partido) lançou por meio das redes sociais sua candidatura à presidência do Senado. A eleição está marcada para a próxima sexta-feira, mesmo dia em que a Câmara elege seu novo presidente.As candidaturas serão formalizadas no dia da eleição,
CANDIDATOS
VERGONHA NACIONAL
Desde a tragédia ambiental do rompimento da Barragem do Fundão em 2015, no município de Mariana (MG), em 2015, ao menos seis novos projetos apresentados na Câmara e no Senado propuseram flexibilizar, de alguma maneira, o licenciamento ambiental no Brasil. É o que mostra um levantamento feito na plataforma Inteligov.O mais recente deles, o 168/2018, foi proposto pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), e dá nova redação ao licenciamento ambiental. Entre as mudanças que foram alvo de críticas por parte de movimentos ambientalistas estão a supressão do parágrafo que obriga Estados a adotarem as mesmas regras de aplicação nacional. O PL também limita o alcance do licenciamento ao fazê-lo se ater somente a área de influência direta dos empreendimentos e não também as indiretas, como consta no texto original.
FISCALIZAÇÃO URGENTE
O governo federal recomendou que sejam realizadas fiscalizações imediatas em barragens pelo país e instituiu um comitê para elaborar um anteprojeto de atualização e revisão da Política Nacional de Segurança das Barragens, de 2010, segundo publicações no Diário Oficial da União desta terça-feira.As medidas vêm após o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da Vale em Brumadinho (MG) na semana passada que deixou um saldo de 65 mortos e 279 desaparecidos até o momento.
BOLETIM MÉDICO
O presidente Jair Bolsonaro apresenta boa evolução clínico-cirúrgica após ser submetido na véspera a cirurgia de 7 horas para reconstrução do trânsito intestinal e desobstrução de aderências, informou em boletim médico nesta terça-feira a equipe do hospital Albert Einstein responsável pelo procedimento.”Após procedimento que teve duração de 7 horas, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não apresentou sangramentos ou qualquer outra complicação. Permanece afebril e sem disfunções orgânicas. Mantém-se em jejum oral, recebendo analgésicos para controle de dor, hidratação endovenosa e medidas de prevenção de trombose venosa”, disseram os médicos.De acordo com o boletim médico, Bolsonaro segue com visitas suspensas por ordem médica
FRASE DO DIA
“O Senado precisa mudar. Precisamos de um Senado mais transparente e que custe muito menos ao contribuinte do que custa hoje”, afirmou o senador José Antônio Reguffe (Sem partido-DF)