Redação (com informações da assessoria)
A área de “Serviços essenciais” se mantém no topo do ranking, com 2.244 registros – 70% do total de registros no Sindec. Energia elétrica segue como o serviço mais reclamado, com 1.656 reclamações registradas através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e 175 pela plataforma consumidor.gov.br – um total de 1.749 registros.
Atrás de energia aparecem: “Água/Esgoto”, com 342 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 156. Nos três assuntos que ocupam o topo do ranking, a cobrança indevida/abusiva é o problema mais reclamado pelos consumidores, sendo: “Energia elétrica” com 1.574; “Água/esgoto”, 315; e “Telefonia Celular”, com 108.
Em segundo lugar no ranking aparece a área de de “Assuntos Financeiros”, que fechou outubro com 457 reclamações, sendo: 149 registros para o assunto “Banco Comercial”, 126 para “Financeira” e 74 para “Cartão de Crédito”.
A terceira posição ficou com a área “Produtos”, com 196 registros. Para o assunto “Telefone (Convencional, Celular, Interfone)” foram 28 reclamações; “Internet”, 14; e “Acessórios para Aparelho Eletrônico (Agulha, bateria, etc.)”, 12.
A área “Serviços Privados” ficou na quarta posição, com 184 registros. No assunto “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)” foram registradas 28 reclamações; “TV Por Assinatura ( Cabo, Satélite, Etc.)” teve 27; e “Informática (Ex.:Provedor de Acesso a Internet)”, 21 registros.
A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 52 reclamações. Em seguida aparece a área “Alimentos” com 28 registros. A sétima e última posição do ranking é ocupada pela área “Habitação”, com 10 registros.
Atendimento online
Pela plataforma www.consumidor.gov.
Confira a lista
Serviço no consumidor.gov.br |
Reclamações |
|
1º |
Serviços Financeiros |
518 |
2º |
Telecomunicações |
444 |
3º |
Água, energia e Gás |
175 |
4º |
Produtos de telefonia e informática |
105 |
5º |
Demais Produtos |
52 |
6º |
Transporte |
74 |
7° |
Demais Serviços |
52 |
8° |
Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos |
34 |
9º |
Saúde |
29 |
10º |
Turismo/Viagens |
11 |
11º |
Educação |
2 |
12º |
Alimentos |
2 |
13º |
Habitação |
0 |
As área “Habitação”não teve registro pelo consumidor.gov.br no mês de novembro.