Por Ademir Galitzki
É muito fácil sabermos se nossa horta ou canteiros estão ou não com excesso de água, basta fazer o teste do dedo. Você enfia o dedo na terra do seu canteiro ou vaso, se o seu dedo sair sujo ou melado, está com muita água, mas se seu dedo sair limpinho, está faltando água.
Outro detalhe: você coloca ou tenta enfiar o dedo no solo, não importa se é no vaso ou no canteiro ou direto no chão, mas se seu dedo teimar em entrar na terra, aí o problema é muito pior. Você se deparou com o danado e temido torrão!
Por que existe o torrão?
O torrão é o mesmo que uma terra dura onde você tenta enfiar o dedo e não consegue, sem sucesso. Quando se tem um canteiro na caixa de isopor, balde, na lata ou no próprio vaso em formato de torrão, suas hortaliças frutíferas e flores sofrem demais. As plantas não se desenvolvem a contento, as raízes ficam circulando como uma caracol a procura de espaço, elas vão se atrofiando, circulam lentamente.
Muitas das vezes as suas plantas não chegam a morrer, mas também não dão frutos. Elas acabam entrando em um período de dormência. Aí quando você acorda e acaba por desmanchar esse torrão, a sua planta foi para a parte feliz da vida, ela volta a sorrir e começa uma nova etapa. Sua planta resume para os bons frutos.
Como eliminar o danado do torrão
Para que seu vaso, canteiro, jardineira ou até mesmo solo não venha se transformar em um torrão indesejado, vamos as dicas:
Quando na preparação do vaso ou canteiro, você precisa tomar o cuidado de colocar junto a terra, areia grossa de construção, bastante fibra, como as que encontramos no esterco de gado, galinha, humos de minhoca, fibra de colossos de arroz carbonato, serragens, cascos de pinos triturados, cascos de café, amendoim ou qualquer casco vegetal, e, por fim, use folhas mortas secas desidratadas que são muito baratas e de fácil acesso.
Você não precisa ter todos estes ingredientes ao mesmo tempo, vá intercalando uma vez um, outra vez outro, misture alguns destes produtos junto a terra e a areia, faça uma mistura bem homogênea e monte o seu canteiro, mas não se esqueça de fazer uma drenagem!