A Nasa compartilhou em seu site a imagem de um buraco incomum na superfície de Marte. O poço parece ser a entrada para uma caverna subterrânea, que poderia ter abrigado vida no planeta. O caso foi descoberto em 2011 a partir de uma série mais ampla de imagens tiradas na encosta do vulcão Pavonis Mons. Na análise das fotos foi revelado que a abertura possuía cerca de 35 metros de diâmetro, enquanto o ângulo interno da sombra indica que a caverna tenha aproximadamente 20 metros de profundidade.
A existência de uma cratera circular em torno do buraco continua sendo uma dúvida, assim como todo o conteúdo interno da caverna. A agência americana acredita que caso é interessante, pois, as cavernas subterrâneas são relativamente protegidas da superfície rígida de Marte, o que as torna possíveis candidatas para abrigar vida no planeta vermelho. Também diz que esses poços podem ser alvo de exploração de espaçonaves, robôs e até humanos.
Desde que a imagem foi tirada a Nasa começou a buscar na superfície marciana outras possíveis aberturas de cavernas. Os pesquisadores acreditam que a partir desses poços possam existir possíveis habitats subterrâneos contendo organismos vivos, já não existem evidências de vida na superfície.
Por Tilt, em São Paulo