Museu de MT expõe peças arqueológicas para celebrar aniversário de Cuiabá

0
57

🏺⛏️📜Em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense, começa nesta terça-feira (8), a partir das 14h, a exposição ‘Fragmentos da História de Cuiabá: A arte da Faianças Arqueológicas’, no Museu de História Natural de Mato Grosso, no Bairro Jardim Europa, em Cuiabá. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta para visitação até 30 de abril.

A mostra reúne peças valiosas que foram coletadas durante escavações arqueológicas realizadas na região.

👉Segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), as faianças são cerâmicas que datam períodos significativos da ocupação humana na área, oferecendo um cenário dos costumes e estilos de vida que eram praticados pelos antepassados.

Para Suzana Hirooka, presidente do Instituto Ecoss que faz a gestão compartilhada do Museu, a exposição revela o legado cultural e histórico que moldou a identidade da cidade ao longo dos séculos.

Após a cerimônia de abertura oficial da exposição, serão realizadas outras atividades gratuitas, como oficinas, mostra de cinema, palco livre, apresentação de maracatu e outros. Confira a programação:

  • 14h: Abertura da Exposição Fragmentos da História de Cuiabá
  • 15h: Oficina mediação de leitura: Contos Cuiabanos
  • 18h30: Mostra Cinema/ Oficina de Zine
  • 19h: Intervenção Poética
  • 20h: Apresentação do Grupo de Maracatu Buriti Nagô

✍Cuiabá, 306 anos

No dia 8 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinou a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.

Em 1726, o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, chega na capital como representante de Portugal. Em 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Porém, parte da população abandonou a capital depois que as lavras de ouro foram menores que o esperado.

Um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835, já que antes, a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade.

🤔Mas o que significa ‘Cuiabá’?

Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da Ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de Cuiabá).

Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (que em guarani significa ‘rio de lontra brilhante’). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui