Redação (com informações da assessoria)
A Assembleia Legislativa aprovou e o governo do estado sancionou a Lei 10.942/19, que cria o Programa Estadual Educativo e de Prevenção de Quedas Acidentais, em especial, à terceira idade. De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), o objetivo é reduzir a ocorrência de fraturas na terceira idade, com campanhas de alerta nos postos de saúde, hospitais, farmácias e clubes da terceira idade, através de cartazes com orientações sobre o assunto.
Dentre as orientações, o programa vai auxiliar sobre os cuidados durante banho, levantar à noite, a postura, inclusive sobre a importância da colocação de suportes [barras de apoio] nos banheiros para evitar quedas, bem como a retirada de possíveis obstáculos do quarto.
Outro alerta se refere à colocação de corrimão nas escadas. As secretarias de Estado de Saúde; de Assistência Social e Cidadania poderão contribuir sobremaneira à consolidação dessa iniciativa.
“A queda de idoso é um dos grandes problemas existentes. O idoso cai em casa, pode quebrar perna, ter uma recuperação difícil. Então, temos que fazer o trabalho de prevenção”, afirma Botelho.
Foto: Reprodução