Nesta terça-feira, dia 5 de junho, o Hemobus fará coleta de sangue na Secretaria de Gestão, no Palácio Paiaguás.
O Hemobus, ônibus de coleta de sangue do MT Hemocentro, inicia nesta terça-feira (05.05) a sua agenda de coleta externa na capital. A agenda divulgada pelo MT Hemocentro prevê coleta nos dias 5 e 7 de junho, na Secretaria de Estado de Gestão (Seges), no Centro Político Administrativo, ao lado do Palácio Paiaguás. “O atendimento aos servidores públicos do Estado vai começar às 8h e será encerrado às 16h nos dois dias de coleta de doação de sangue”, explicou a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão.
A presença do Hemobus no Centro Político Administrativo foi solicitada pela Secretaria de Estado de Gestão e deverá atender, além dos servidores da pasta, os demais servidores do Palácio Paiaguás que queiram se tornar doadores voluntários.
No dia 8 de junho, a coleta externa será na Creche Estadual Nasla Joaquim Aschar das 8h às 16h. “A expectativa é que os pais de alunos e os profissionais que trabalham na creche se sensibilizem com a importância de doar sangue”, destacou a assistente social, Laís Nayane Silva da Cruz.
No sábado, dia 9 de junho, das 8h às 16h, o Hemobus estará atendendo na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, em frente à Prefeitura Municipal. No local haverá o tradicional evento Festival das Flores UDV e, por conta desse público, o ônibus será deslocado até a praça com a expectativa de conseguir atrair a atenção dos visitantes do festival.
“Essa será a primeira vez que o ônibus de coleta externa de sangue do MT Hemocentro retornará a uma Praça na Capital e durante um fim de semana, após ficar por mais de quatro anos parado por falta de condições de rodar”, destacou Silvana Salomão.
O ônibus foi reformado e reequipado há um mês e voltou a cumprir seu importante papel social na coleta de doação voluntária para abastecer o banco de sangue público que atende os pacientes internados nos hospitais públicos e nos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. A coleta realizada pelo ônibus representa 30 % do que é coletado por dia na unidade do MT Hemocentro na Capital.
Os servidores do Tribunal de Justiça do Estado terão a oportunidade de doar sangue sem precisar se deslocar até a unidade do MT Hemocentro. No dia 12 de junho o ônibus estará no pátio do Tribunal para atender aos servidores e visitantes que queiram se tornar doador voluntário de sangue. O atendimento no TJMT será das 8h às 16h.
No dia 13 de junho a coleta externa será no prédio do Fórum Civil, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O ônibus atenderá aos servidores e visitantes do Fórum e dos órgãos vizinhos, das 8h às 16h.
Os pais de alunos da Creche Maria Eunice de Barros e os servidores também serão atendidos pelo ônibus de coleta do MT Hemocentro, no dia 19 de junho, das 8 às 16 horas. O deslocamento do Hemobus para a unidade escolar atende ao pedido feito pela própria direção da creche.
No dia 21 de junho será a vez dos servidores e visitantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na capital, receberem o atendimento do ônibus no pátio do Tribunal, das 8h às 16h.
A agenda do ônibus para o mês de junho será encerrada no dia 28, no Senar/MT, na Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, s/nº, no Centro Político Administrativo. A presença do Hemobus do MT Hemocentro foi solicitada pela equipe da CIPA/SENAR – Comissão Interna de Prevenção de Acidente. Conforme Thayla Schenberger, membro da CIPA, no SENAR trabalham cerca de 140 funcionários.
Campanhas internas de doação continuam
Além da agenda itinerante do Hemobus, o MT Hemocentro preparou uma agenda interna de campanhas de sensibilização para a captação de novos doadores de sangue. A agenda prevê campanhas em parceria com entidades privadas.
No dia 6 de junho, a campanha será com a Associação Internacional de Intercâmbios Voluntários para Estudantes AIESEC. O presidente do Comitê da AIESEC, Matheus Stevanin informou que deverão comparecer ao MT Hemocentro cerca de 20 voluntários para doar sangue, ao longo do dia.
No período de 2 a 13 do mês de julho os funcionários do SICREDI deverão comparecer ao MT Hemocentro para doar sangue. A campanha foi proposta pela diretoria do banco que fará a mobilização dos seus funcionários.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, antes de programar a agenda de campanhas e de coleta externa do ônibus, esses parceiros foram visitados por técnicos do banco de sangue público que realizaram palestras educativas e atividades de sensibilização quanto à importância de ser um doador voluntário de sangue.
“Essas ações em parceria com a sociedade em geral, entes públicos e empresas privadas, asseguram o funcionamento do banco de sangue que depende exclusivamente de doações voluntárias e salva milhares de vidas que dependem do serviço público de saúde”, enfatizou Silvana Salomão.